Sagitário

22 de Novembro a 21 de Dezembro

Sagitário é um signo do elemento fogo que possui a vibração, a confiança e a energia deste elemento. Para eles, viver é crescer e precisam estar constantemente alimentados por novas metas a alcançar. Assim que conquistam um objetivo, um relacionamento ou têm sucesso em uma atividade o seu espírito viajante começa a ansiar por novos alvos.

Na realidade, o que os motiva é a busca, a jornada e não o encontro, nem a chegada. Rotina, limites, mesmice, são castigo para esta natureza que está sempre em busca de algo mais excitante logo afrente. Contentar-se com pouco, definitivamente, não é do temperamento deste signo. Tê uma visão grandiosa da vida, e suas ambições, tanto pessoais, afetivas quanto profissionais são desta ordem. Tudo mais simples ou menor para eles é simplesmente medíocre.

Podem ter uma inclinação ou paixão toda especial pelos esportes, principalmente os esportes que envolvem alguma aventura como trilhas, caminhadas, escaladas, que os permita explorar lugares, possibilidades, paisagens. Também podem ter um amor todo especial pelo conhecimento e quererem aprofundar alguma área especial do saber. Admiram profundamente quem conhece profundamente algum assunto.

Gostam de dar uma explicação filosófica para o que acontece na vida e de se agarrar à ideia de que qualquer experiência é válida se soubermos extrair dela alguma sabedoria. São otimistas natos, e donos de uma invejável auto-confiança. Dificilmente caem quando alguma coisa dá errado e mais dificilmente ainda se culpam por isto. Têm muita sorte aliada a uma forma muito positiva de se lançar na vida. Aí realmente tudo costuma dar certo.

Lembrem-se de que quando o sol atravessa os trinta graus do zodíaco – correspondente ao signo de Sagitário, todas essas qualidades vibram e brilham em todos nós. Ficamos todos imbuídos dessa natureza tão positiva que nos faz buscar horizontes melhores.

O Ascendente em Sagitário

 

Sagitário é um signo de Fogo, o que lhe confere vitalidade, vontade, entusiasmo, idealismo e dinamismo, além de um certo espírito contraditório, já que Sagitário é um centauro, metade homem, metade cavalo. Sua poção homem busca ampliar seus horizontes intelectuais para compreender a natureza humana e o significado da vida. Sua poção animal busca vive-la através do instinto e da intuição, dando vazão aos seus desejos e aventuras. Seu ritmo de funcionamento é muito adaptável, mutável e variável, o que lhe confere grande senso de oportunidade para tirar da vida o que ela tiver de melhor a oferecer.

Seu temperamento é sanguíneo, colérico, entusiasta, sentimental e extrovertido.
Para atingir suas metas, possui forte capacidade intelectual, expressão verbal e visão de longo alcance para lidar com a vida e os assuntos filosóficos. Sistemas de pensamento, códigos simbólicos, religiões, leis, ética e justiça são o foco de seu interesse e expressão. Sagitário é o fazedor de leis de toda sorte e o grande defensor da moral, da ética e das hierarquias, onde certamente é ele quem dita as regras de funcionamento.

O sagitariano costuma ter uma vontade pessoal bastante forte, mas sempre mesclada de valores éticos e morais, o que o aproxima de alguém muito maduro e sempre de prontidão para viver as circunstâncias sociais da vida. Mas nos relacionamentos pessoais fará sempre tudo o que quer, revestindo seus desejos de defesas éticas e morais para disfarçar muitas vezes seu auto-centrismo.

Tem talento para comunicação e propagação de novas ideias e procura disseminá-las aos quatro ventos, com grande poder de convencimento. Busca também aplicá-las nas atividades a que se dedica e não raro, escolhe as áreas de educação, ensino superior ou ainda as que requeiram estudo permanente para expressar suas habilidades intelectuais.

Adora atividades que proporcionem aventuras, práticas esportivas, viagens, contato com lugares distantes, povos e culturas estrangeiras ou ainda que lhe ofereçam potencial de crescimento e alimentem seus ideais de vida, para que esteja sempre ampliando mais e mais seus horizontes e consequentemente pregando por aí o seu “modus pensandi e vivendi”.


O sagitariano precisa de expansão e busca fama, prestígio e satisfação intelectual. Acredita na prosperidade e tem muita esperança, alegria de viver e otimismo e, quase sempre encontra portas abertas e facilidades que os outros tipos não encontram.

Precisa tomar suas próprias decisões, ser independente e gozar de muita liberdade de ação e de espaço. Mas deve atentar para que sua visão ampla não se torne exagerada ou megalômana, superdimensionando seus projetos de tal forma, que fique impossível cumpri-los e como consequência venham a desorganiza-lo completamente.

Como o ascendente descreve também a vitalidade e o corpo físico, a energia de expansão presente neste signo o torna alto, de corpo alongado e longilíneo, bem conformado e atlético, com pernas e braços especialmente longos e de movimentação um tanto desastrada. Seu rosto é redondo e ovalado, a testa ampla e larga, as sobrancelhas largas e distantes dos olhos, que são grandes, úmidos e brilhantes. Seu olhar é franco, benevolente e paternal. O nariz é côncavo, a boca apresenta lábios grossos e carnudos e os cabelos são castanhos ou escuros, mas muito espessos. Há sempre tendência para o acúmulo de peso.

O sagitariano de ascendente deve atentar para a ansiedade, a autoindulgência, a arrogância, a tendência a excessos e a necessidade imperativa de sucesso que podem leva-lo à estagnação. Mas vale lembrar que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que neste caso pode estar encobrindo um tipo mais sensível e vulnerável, ou mais leve e sociável, ou ainda mais racional e pragmático. A posição de Júpiter, regente do seu ascendente, vai descrever como a personalidade se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade.

Profissão

 

Qualquer profissão ou atividade que o ligue ao estrangeiro e o leve a terras distantes será adequada para o sagitariano: turismo, agente de viagens, empresas de importação e exportação, trabalhos de bordo navios, aviões), firmas estrangeiras, cursos de línguas. Júpiter, o regente deste signo, é conhecido na Mitologia como o Grande Legislador. Assim, o sagitariano também procura profissões que o deixem em contato com a lei: juiz, advogado, legislador.

O magistério, estudos superiores, atividades acadêmicas, a vida em Universidades, e a própria ideia de Conhecimento, são fascinantes para ele. Apaixonado pelo saber e pelos livros, não raro torna-se um editor. Seu gosto pelo estrangeiro pode torná-lo um especialista em línguas ou um tradutor.

Um aventureiro, apaixonado por terras exóticas, tem uma característica de explorador ou caçador – tanto de animais como de experiências. Costuma se envolver em empresas e profissões onde viajar e fixar moradia temporária no exterior sejam uma constante. Pode ser um bom diplomata.

A rotina e o cerceamento são seus grandes inimigos. É importante que procure profissões onde “o céu é o limite” e onde a possibilidade de expansão seja prometida e permitida.

 

Estilo

Amam as aventuras, as terras exóticas, os lugares distantes. Viajam sempre e trazem roupas de todas as cidades por onde passam. Costumam ter um cinto italiano, bota Argentina, suéter inglesa, maquiagem americana, meias francesas, parôs taitianos, bijuterias de madrepérola da Polinésia ou, no mínimo, bolsas de palha do Ceará.

Seguem a moda internacional das principais capitais: Nova Iorque, Tóquio, Milão, Londres, Paris. Conhecem inclusive os nomes dos costureiros mais famosos, uma questão de classe. Nas bijuterias, como não poderia deixar de ser, usam o coral dos Mares do Sul, pulseiras de marfim da África Central, colares de contas indígenas, etc.

Os perfumes são de essências exóticas e raras. As cores que mais combinam com as sagitarianas: coral, laranja, roxo, púrpura – os tons sagrados! Adoram estampas estilo batik, saias enroladas na cintura, a linha japonesa, os coloridos bolivianos, a moda russa, as saharianas inspiradas nos desertos, e o cáqui, a roupa dos caçadores.

Como fãs incondicionais de aventura, as mulheres de Sagitário geralmente têm algumas peças curiosas em seu armário: botas de alpinismo, agasalho de náilon acolchoado para esqui, roupas de pesca submarina em borracha e outras do gênero.

Férias

 

O sagitariano busca o desconhecido e a aventura. Tentará sempre, se o dinheiro der, tirar férias no estrangeiro. Em algum lugar que ele não tenha ido ainda. É um explorador inato e não volta ao que já conhece. Descer o rio Amazonas, visitando as pequenas cidades da margem. Subir o rio São Francisco. Partir para a conquista do Atlântico, em alguma expedição exploradora. Repetir a experiência de Ícaro e se lançar em direção ao sol de Asa Delta. Mergulhar fundo no atol das Roccas, nos limites do território nacional. Caçar em alguma fazenda do Mato Grosso. Como Colombo, redescobrir a América, em cima de uma moto. Viajar de cargueiro, carona, bicicleta, trem, etc.

O sagitariano ama a independência e não suporta nenhum limite à sua expansão. Tudo sem horários, lugar marcado, ou destino certo. Sem lenço, sem documento. Trocar de país, de língua, de moeda, de costumes … estar no mundo – ele é sua pátria. Deve evitar tudo que seja imposto, limitado, organizado e de onde a aventura esteja excluída. Nada de se envolver em complicações sentimentais, que possam dificultar a partida – é preciso manter-se livre, disponível, aberto ao desconhecido. Deve fugir das férias banais e repetitivas, em locais para onde todo mundo vai.

Que tal descobrir o Caribe mexicano? Viajar para o Egito, para a Índia? Ou, quem sabe, conhecer o lado inexplorado da Espanha exótica? Boa viagem!

Amigos

 

Otimista, extrovertido e positivo, costuma ter um amplo círculo de amizades. Conhece pessoas com muita facilidade e sente necessidade de estar cercado de gente de todo tipo e de todos os lugares. Ampliar seus horizontes, expandir-se, é a meta de Sagitário, e é isso que busca nas amizades. Costuma ter muitos amigos estrangeiros ou de culturas e credos diferentes que lhe forneçam a possibilidade de alargar seus conhecimentos. Sua necessidade de ir sempre mais adiante e seu horror à estagnação costumam torná-lo inconstante, causando insegurança em quem convive com eles.

Não é um amigo com o qual se conte nas horas difíceis, pois ele detesta ter que lidar com o lado mais pesado e problemático da vida. Mas com certeza é um super amigo para “levantar o astral” fazendo qualquer um acreditar que as coisas vão dar certo. O saber e o conhecimento são valores sagitarianos que podem levá-lo a se destacar no grupo, mas também podem torná-lo uma espécie de “dono da verdade” intolerante. Porém seus julgamentos costumam ser justos.

De qualquer modo, sua companhia geralmente é muito estimulante, e proporciona muitos momentos de prazer, revelando o lado mais grandioso da vida.

Sagitário dá a maior força
Para que seus amigos se aventurem, viagem, ampliem seus conhecimentos, desenvolvam sua intelectualidade, busquem se expandir, sejam destemidos, não paralisem diante dos obstáculos. Incentiva nos seus amigos as atitudes grandiosas (até mesmo exageradas às vezes) e os estimula a buscar as soluções e as saídas, a ver a vida pelo lado positivo e ter “fé” nas possibilidades que ela oferece. Assim, tende a beneficiar o entusiasmo e o prazer de viver e a amenizar o pessimismo de seus amigos.

Decoração

 

É um signo de fogo – aventureiro e conhecido por sua paixão por viagens e desbravamento. Fotos de viagem, onde aparecem descendo corredeiras, fazendo caça submarina, esquiando ou voando de asa delta podem transbordar na decoração de seus ambientes, assim como objetos das mais variadas origens. Mapas também podem ser encontrados em abundância. Tapetes de zebra e cabeças de caça também costumam fazer parte da decoração, expressando a ideia de aventura. Assim como telescópios e binóculos que os auxiliam a enxergar longe seus horizontes.

Mais do que qualquer outro signo precisam de espaços muito amplos – janelas com vista. Nada de paredes, divisórias ou muitas portas. Tudo deve ser aberto retratando seu espírito grandioso. Costumam ser espaçosos e, como eles, o que possuem geralmente ocupa muito lugar – sofás, mesas, cadeiras e camas: tudo king size. É provável que haja muita mistura de estilos, mas se optarem por adotar um único, provavelmente será um estilo étnico, sempre de terras exóticas e distantes. Sua preferência por este estilo, pode ser encontrada nos tapetes marroquinos, tecidos de sofás, almofadas, cerâmicas e azulejos, com motivos indígenas, africanos etc. Pequenas relíquias históricas que fazem parte de seu universo doméstico. Baús também são interessantes peças decorativas para este signo que tanto aprecia as relíquias adquiridas em suas longas viagens.

São loucos por livros, enciclopédias, livros de consulta e principalmente, dicionários. Adoram também guias de viagem e tudo que possa ampliar seu conhecimento. Não é raro que o sagitariano possua uma invejável biblioteca e um vasto acervo de discos, que gosta de exibir para demonstrar sua cultura. Reforçando a ideia de que sempre haverá novos horizontes a serem explorados, barcos ou motivos náuticos podem ser encontrados na decoração de diversos ambientes da casa.

Presente ideal

 

Aventureiros, desbravadores, destemidos, extrovertidos, justos, otimistas, confiantes, exagerados, extravagantes, cultos, intelectuais, entusiasmados. Dê presentes extravagantes, exuberantes e exóticos (de preferência importados).

Sagitário adora aventurar-se e sentir que está ampliando seus horizontes, evoluindo e crescendo na vida. Para ele, o que está distante parece sempre melhor do que aquilo que está próximo. Adora ter metas a serem alcançadas. Portanto, dê algo que tenha essa conotação.


Um presente deve render… render conversa, assunto, levar a algum lugar… ser de algum modo uma fonte de conhecimento, Sagitário é apaixonado pelo saber.


Este é o signo da fartura, das coisas grandes e grandiosas, jamais dê a Sagitário algo banal, comum ou insignificante. Seja generoso ao lhe presentear.

Coisas muito delicadas não costumam lhe atrair. A menos, é claro que seja algo muito exótico, interessante, ou que tenha algum tipo de valor, não necessariamente um valor material.

Sagitarianos gostam de manifestações calorosas e entusiasmadas ao presentear e ser presenteados.

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Uma viagem

  • Malas de viagem acessórios para viagem de um modo geral

  • Guias de viagem se possível toda a coleção Michelin

  • Livros de aventura um bom romance de capa/espada a la Alexandre Dumas, pode ser um delicioso presente

  • Livros de um modo geral prefira, é claro, literatura estrangeira ou livros de Filosofia

  • Jantar em um restaurante típico de outro país ou cultura

  • Um “super” Atlas

  • Assinatura da National Geography

  • Um colchão king size

  • Sacos de dormir e material para camping

  • Sagitário costuma gostar de estamparias de tigre ou onça

  • Estatuetas exóticas

  • Colares e bijouterias vistosas

  • Máquinas fotográficas e filmadoras

Cadastre-se para receber nossa newsletter:

ALERTA MÁXIMO: Receba semanalmente por WhatsApp conteúdos exclusivos em primeira mão

Contato

Telefone: (21) 96973-0706

E-mail: comunicacao@marciamattos.com

Redes Sociais:

  • YouTube marcia mattos
  • Instagram marcia mattos
  • Facebook - Marcia Mattos
  • Spotify marcia mattos

© 2019 por Marcia Mattos