Céu do mês de Maio

Maio começa com os personagens do Eclipse Solar ainda todos no palco, já começando a se movimentar, em alguns casos ainda para alcançar o grau exato, como a harmonia de Vênus e Júpiter em Peixes com Plutão em Capricórnio, entre os dias 01 e 03, aspecto este que favorece muito o setor econômico e de negócios e todo tipo de interação, como os relacionamentos diplomáticos ou interpessoais. O encontro oficial Sol/ Urano se dá no dia 5, prometendo muitas inovações, conforme enfatizado pelo mapa do eclipse.

 

Vênus prossegue sua trajetória pelo zodíaco, chegando em Áries no dia 02. No dia 06, se harmoniza com Mercúrio em Gêmeos, deixando os relacionamentos mais fogosos, independentes e descompromissados.

 

No dia 10, temos dois movimentos importantes no céu; Júpiter faz sua primeira entrada no Signo de Áries (ainda retorna a Peixes no final de outubro) e Mercúrio, que já vinha desacelerando desde que entrou em Gêmeos, faz sua manobra e passa ao movimento retrógrado. É aquela conhecida “pausa para reflexão”. A esperteza mercuriana agora está a serviço de processos de revisão, avaliação e correção e, até o dia 03/06, todos os assuntos sob sua regência se complicam, com mais chance de extravios, mal-entendidos, erros de avaliação etc. O ideal é respeitar a pausa e, se possível, adiar todo compromisso que envolva comunicação, manuseio de dados, papelada ou todo tipo de documento para o mês que vem.

 

No início de Áries, Júpiter inaugura um tempo de mais pioneirismo, lança sementes que possibilitam ousar e ir mais longe ainda.

 

A Lua Cheia é um Eclipse Total da Lua em Escorpião, o que indica a tendência de estarmos lidando com situações que nos deixam tristes e desanimados, seja lá o que for, vai dar para remediar. Marte aliado a Netuno em Peixes e Plutão em Capricórnio (graus exatos no dia 18) fazem um “tour de force” e escoram a situação. A superação conta, inclusive, com a mãozinha favorável do destino que anda a toda, desde o encontro Júpiter/Netuno em Peixes e, no momento, bem energizada pela passagem de Marte neste grau. Mercúrio em Gêmeos não poderia se ausentar desta empreitada e, no dia 19, andando de ré, se harmoniza com Júpiter em Áries para garantir que o resultado seja realmente positivo.

O Sol ingressa no Signo de Gêmeos, no dia 20, sendo recepcionado por Mercúrio, regente do Signo, ainda no grau zero. São tempos de inquietude, mentalidade muito aguçada e interesse pelos assuntos mais diversos.

 

No dia 23, Sol e Júpiter se harmonizam gerando um tempo de bem- -estar e otimismo. Mercúrio, em passo muito lento, retorna para Touro e, até o dia 25, repassa pelos pontos de harmonia com Marte e Plutão, fornecendo energia e profundidade para o período de revisões indicado por sua retrogradação.

 

Entre os dias 24 e 28, peças importantes se mexem no tabuleiro celeste e passam a ocupar posições bem mais adequadas. Marte entra em Áries e Vênus em Touro. Antes de sua despedida de Áries, entre os dias 24 e 27, Vênus se harmoniza com Saturno e se desentende com Plutão. Nos relacionamentos e nas finanças, é tempo de respeitar limites ou teremos de lidar com situações acima de nossa capacidade. Ingressando em Touro (dia 28), Vênus fica muito mais à vontade, trata-se do amor sensual, doce, íntimo e fiel, de apreciação da natureza e de valores sólidos e confiáveis.

 

Lua e Júpiter acompanham Marte em sua entrada em Áries, o que significa um ingresso triunfante. Em vez de agressividade, é tempo de muita energia, atitudes vigorosas e assertivas para resolver qualquer parada. Não vai faltar ânimo.

 

A Lua Nova de Gêmeos, no dia 30, vem com uma mensagem ambígua, bem dentro do que se espera da natureza do Signo. Mercúrio e Saturno em desarmonia tende a indicar um período de entraves, enfatizando a dificuldade atual nas questões ligadas a todo tipo de comunicação, e poderíamos concluir se tratar de um período menos ágil. No entanto, a força e a vitalidade da conjunção Marte/Júpiter em Áries garantem uma energia revigorada e entusiasmo para fazer e acontecer. Um pequeno triângulo entre Mercúrio, Netuno e Plutão ajuda mais ainda a desembaraçar as questões.

mes maio_page-0001.jpg