Cadastre-se para receber nossa newsletter:

Contato

Telefone: (21) 96973-0700

E-mail: comunicacao@marciamattos.com

Redes Sociais:

  • YouTube marcia mattos
  • Instagram marcia mattos
  • Facebook - Marcia Mattos
  • Spotify marcia mattos

© 2019 por Marcia Mattos

Virgem

23 de Agosto a 22 de Setembro

Virgem é um signo de terra, de natureza estável e concreta. Nada impulsivos, precisam por a cabeça em função da prática. Do contrário, nada dá certo! Sempre em busca da perfeição e do funciona melhor, vivem a vida a partir de um comportamento de análise, verificação e lógica.

Das circunstâncias, das relações escolhem as que são possíveis e realizáveis. Não querem aplausos, prêmios, destaque nem holofotes sobre eles. Não querem apenas viver a agradável sensação de se dedicar a realização de seus objetivos. Da maneira mais eficiente e impecável possível. Sua maior glória é não poder encontrar um erro, uma falha no que fizerem. Este é o seu aplauso.

O Ascendente em Virgem

 

Virgem é um signo de Terra, o que lhe confere capacidade para lidar com o mundo concreto e material, especial habilidade para as questões práticas e para lidar com a atividade profissional e o cotidiano. Seu ritmo é dinâmico, versátil, oscilante e adaptável e sua principal característica é o espírito crítico, analítico e organizador. Seu temperamento é introvertido, porém inquieto e nervoso, ao mesmo tempo que compreensivo e tranquilo. Com Virgem no ascendente, a pessoa se identifica através da expressão mental, da discriminação, da autocrítica e da habilidade no terreno profissional.

Todo virginiano prima por seu caráter, honestidade, retidão de conduta e bondade, além de sua auto-exigência em ser sempre eficiente. Uma de suas maiores motivações é servir aos outros sejam clientes, alunos, pacientes, grupos ou empresas, para quem ele atua assistindo, aconselhando, se tornando confiável. Seu equilíbrio e autoestima giram em torno da necessidade de se sentir útil, indispensável por suas habilidades.

Pode se sentir atraído por todo tipo de assistência a pessoas ou animais doentes e incapacitados. Tem também interesse pela natureza, seus ritmos e ciclos, pela biologia, ecologia, seus detalhes de funcionamento e ainda por arrumação, higiene, limpeza e nutrição, que conferem à natureza seu perfeito funcionamento.

Outro de seus interesses é a área organizacional e analítica, sempre atento aos detalhes para que tudo funcione muito bem. Possui muita capacidade de criar métodos, desenvolver sistemas, executar serviços técnicos ou especializados e aplicar seu conhecimento na prática como meio de sobrevivência, mas sobretudo como canal de relacionamento com o mundo em geral.

Por isso mesmo, na vida amorosa e nos relacionamentos mais íntimos pode dar mais importância às regras estabelecidas do que ao afeto que o une às pessoas, podendo desgastar as relações com suas exigências. Pode vir a ser considerado frio e calculista pois tem dificuldade de exprimir seus sentimentos, acostumado que é a considerar sempre o lado prático da existência.

O mesmo ocorre com sua preocupação excessiva com o correto funcionamento das coisas, esquecendo-se muitas vezes da finalidade de suas ações e se perdendo em meio a tantos detalhes. Mas seu senso prático e inteligência permitem lidar com várias atividades ao mesmo tempo e a dar vazão ao seu potencial produtivo e organizador.


Sua natureza é modesta, reservada, calma e tranquila, mas pode ser excessivamente tímido e desconfiado, pois nem sempre se dá o devido valor.

Sua vontade também não é das mais fortes e é preciso sempre treina-la para não abrir mão demais dela em detrimento da vontade dos outros, o que pode com o tempo transformar-se num certo rancor. Ao contrário, precisa ser sempre estimulado em sua postura e capacidades, para formar uma auto-imagem saudável, capaz de levar seus objetivos a cabo.

Com Virgem no ascendente, a pessoa estará atenta ao corpo físico e ao seu bom funcionamento. Terá aparência harmônica, asseada, correta, jovial e inteligente, com movimentos eficientes e econômicos, conservando-se assim até a idade avançada. Possui sempre estatura acima da média, corpo magro e musculatura muito flexível. Às vezes pode ser franzino. A cabeça é pequena, o rosto ovalado e fino, os olhos muito vivos, pequenos, profundos e o olhar móvel, vigilante, inquieto e vivaz. O nariz é fino, algo convexo e com narinas vibrantes. A boca é pequena, os lábios finos e bem desenhados. O cabelo em geral é escuro e as mãos e pés delicados, donos de grande destreza e habilidade.

Deve atentar bastante ao excesso de humildade, à baixa autoconfiança, ao perfeccionismo, à crítica e à autocrítica excessivas. Vale lembrar, no entanto, que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que neste caso pode estar encobrindo um tipo mais ígneo, voluntarioso e decidido, ou mais sensível e vulnerável, ou ainda mais leve e sociável. A posição de Mercúrio, regente do seu ascendente, vai descrever como a personalidade se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade.

Profissão

 

É excelente para atividades que exijam método e atenção. Costuma ser bem-sucedido nas funções de secretária(o), bibliotecária(o), controlador de estoque e produção. Especialista em “engrenagens” e em detalhes, é capaz de consertar minúsculos relógios e pode se destacar como fabricante de aparelhos de precisão.

Possui também grande competência para trabalhos ligados à saúde, principalmente a área de enfermagem e farmácia. Pode ainda ligar-se a higiene e alimentação, sendo um ótimo nutricionista, bioquímico ou fiscal de saneamento e salubridade. Ecologista inato, possui habilidade para todas as profissões que, direta ou indiretamente, lidam com a proteção do meio ambiente – desde pesquisa até controle e execução de medidas no setor. Sua grande associação com a natureza, faz com que se interesse também por agronomia e veterinária.

O virginiano precisa manter-se útil e ocupado. Por seu caráter prestativo e de certo modo servil, possui grande talento na área de prestação de serviços (pode ser um excelente motorista particular ou acompanhante de pessoas idosas ou doentes).

 

Estilo

Discrição e uma certa timidez são características desse signo. As virginianas são extremamente críticas, minuciosas, exigentes. Na hora de comprar, reparam no acabamento das roupas, no avesso, na costura das bainhas, em todos os detalhes. Nada de botões mal pregados, pespontos tortos, ou mesmo manchinhas quase imperceptíveis.

Gostam de roupas práticas, para o dia-a-dia, de preferência simples. São fãs do look clean, do corte simples, mas perfeito. Não usam pregas, muitos bolsos, roupas que amarram e prendem ali, só pra complicar. Um dos signos mais naturalistas do zodíaco, preferem, de longe, as fibras naturais. Escolhem as peças feitas à mão, o menos industrial possível. A camurça e o couro também são muito procurados. Dentro desse critério, as mulheres de Virgem não costumam tingir os cabelos, pintar as unhas e procuram andar da maneira mais discreta possível.

A maquiagem será muito leve. Os perfumes, essências naturais feitos em casa ou comprados em boticários. Bijuterias em cordas, contas, pedras, tudo bem artesanal. Acima de tudo, as virginianas seguem um estilo de vida, desprezando o supérfluo e o desnecessário.

Férias

 

O virginiano é organizadíssimo. Geralmente sai de férias com um roteiro previamente estudado, hotéis reservados, tudo combinado nos mínimos detalhes. Deve dar preferência a locais com boa infra-estrutura, limpeza e organização. Odeia encontrar torneiras que não funcionam perfeitamente, camas mal arrumadas. Muito crítico, repara em todos os defeitos.

É melhor evitar campings, onde os banheiros são partilhados por muitas pessoas e lugares da moda onde há maior tendência à bagunça e agitação. O virginiano detesta “promiscuidade” de um modo geral. Jamais deve viajar com pessoas negligentes, do tipo que não leva sua própria toalha de banho, e não se importa de usar a dos outros! A coisa mais importante para Virgem é poder manter seus hábitos, portanto, nada de lugares que abalem muito a sua rotina básica.

É recomendado procurar os lugarejos com farta beleza natural, onde possa desfrutar de hábitos saudáveis, ar limpo e água cristalina. Pequenos sítios ou fazendas com plantações, hortas, pequenos animais e, quem sabe, até uma vaca para ordenhar! Férias ecológicas em paraísos naturais. Prefira o Sul, com os chalés de aparência européia, cidadezinhas como Friburgo, Penedo e Gramado. Também estações de água, praias paradisíacas e semi-desertas. Ilha do Mel (visitar apiários). E fora do Brasil, os lagos congelados Pudahdudel, entre a Argentina e o Chile, e a Suíça.

Amigos

 

Crítico e detalhista, Virgem costuma selecionar muito suas amizades. Com o olhar aguçado para enxergar os menores defeitos, costuma apontá-los, muitas vezes com o objetivo de consertar o que está errado. Virgem busca a perfeição e também pretende levar os amigos a alcançá-la. Não faz questão de conhecer pessoas ou aumentar seu (restrito) círculo de amizade. Isso lhe permite escolher e avaliar bastante antes de tornar-se amigo de alguém.

Sentimentalismos, dramas e ilusões não fazem parte da seu modo de encarar a vida, por isso não são os melhores ouvintes de confidências amorosas. A menos que você precise de uma análise realística, crua e minuciosa da situação. Virgem não costuma “tapar o sol com a peneira”, lida com as coisas de modo muito funcional e concreto e é bastante inábil com o mundo das emoções. Mas é dotado de um espírito extremamente prestativo. É o tipo de amigo que organiza a festa pra você, lava a louça quando os convidados vão embora, digita sua tese de doutorado e o acompanha nas “visitas de hospital”. Jeitoso e habilidoso, costuma colocar esses talentos ao dispor daqueles de quem gosta. E esses não são detalhes desimportantes, porque, em última instância, são o único modo que Virgem encontra para demonstrar seu afeto.

​Virgem dá a maior força


Para que seus amigos tenham hábitos saudáveis, mantenham um esquema de vida organizado, sejam precavidos, sejam pessoas úteis que sabem fazer as coisas funcionar. Costumam incentivar seus amigos a manterem-se ocupados, e também estimular sua capacidade crítica diante do que lhes acontece, ajudando-os a observar os detalhes. Assim, tende a beneficiar a capacidade de organização (diminuindo ao máximo a margem de erros) e a amenizar a sensação de desacerto e confusão dos seus amigos.

Decoração

 

Os virginianos saberão aproveitar mais do que ninguém o convívio com a natureza, em climas mais amenos. O contato com a terra, com a vegetação, com os animais é o que proporciona mais bem estar para este signo. O convívio com as cores e os aromas da natureza faz renova a energia dos virginianos. No ambiente de casa ou do trabalho devem reproduzir um pouco da natureza. As flores, plantas e cores da terra devem fazer parte do local onde vivem. Se houver espaço, cultivar uma pequena horta ou jardim será para eles um grande luxo. São minimalistas. Um ambiente clean, mais leve e descarregado será o mais adequado. Limpeza e organização também são indispensáveis para eles. Cada coisa no seu lugar. Nada de bagunça! São práticos e funcionais. Optarão pelas soluções que deem menos trabalho e por objetos que sejam mais fáceis de limpar e de usar. Daí optarem por tecidos, tapetes que não acumulem poeira e tintas laváveis.​

O couro vai muito bem para os estofados. Nada de almofadas, pufes e mesinhas que só servem para entulhar. Tudo deve ser o mais natural possível. Por isso a madeira, tecidos crus e cortinas de palha, bambu ou algodão são mais apropriados. Não gostam de acumular e usam a lixeira sem pudor, aliás têm uma lixeirinha em cada canto da casa.

Não usarão produtos de limpeza com solventes e nada que deixe cheiro. Tudo deve ser limpo e natural! Detalhistas e minuciosamente cuidadosos, terão um lugar certo para cada coisa e tudo muito racionalizado e planejado, como porta-chaves, porta-correspondência, fichários etc… Adoram divisões, separação por etiquetas pois acreditam que as coisas não se misturam. Nem pensar em deixar à mostra, lâmpadas, objetos quebrados ou que não funcionam, jornais velhos ou “avessos” mal feitos.


O acabamento de tudo para eles deve ser impecável e não só na impressão geral.

Adorarão ter um quartinho de costura, um cantinho para uma oficina e uma pequena farmácia no banheiro. Gostam de trabalhos manuais e artesanato, tudo feito com capricho e materiais naturais. Amam miniaturas, objetos pequenos, pecas delicadas com minuciosos detalhes. Também têm um “xodó” por relógios e se interessam muito por máquinas e equipamentos.

Adotarão a política do lixo inteligente e reciclável. Aproveitam tudo e se não tiver utilidade mesmo, se desfazem. Nada de quinquilharia! Artesanato sim, mas só para utilitários, como bandejas, porta copos, descansos de mesa etc…, porque ninguém detesta mais o supérfluo do que o virginiano. A impressão geral de sua casa ou local de trabalho deve ser discreta. Preferem os tons neutros, sem muitos choques ou contrastes. Mantêm tudo em excelente estado de conservação.

Presente ideal

 

Perfeccionistas, seletivos, críticos, ordeiros, trabalhadores, esforçados, detalhistas, meticulosos, despojados, práticos, simples. Apesar de sua aparente modéstia e despretensão, parecendo não fazer questão de receber nada em especial, não é qualquer coisa que serve para um virginiano. Ao contrário, só servem coisas muito específicas. Virgem não trabalha com categorias universais. Ele não quer uma mochila, ele quer aquela mochila daquela marca, com aquela listra fininha do lado direito, aquele fecho redondo de pressão prateado fosco, aquelas alças de determinada largura e com aquele acabamento em couro escuro na ponta. Não adianta argumentar que essa outra mochila é idêntica àquela só que o couro é um pouquinho menos escuro ou as alças um milímetro mais largas… Não! Essa definitivamente não é igual a outra! Não é essa a mochila que ele quer.

Se você quer agradar um virginiano, é melhor tratar de descobrir bem direitinho o que ele gosta… e cuidar de todos os detalhes. Nem pensar em presentes de ponta de estoque, seu olhar crítico e aguçado imediatamente identificará as mínimas falhas no produto.


Nunca dê a um virginiano algo que não serve para ele, ou seja, que ele jamais usaria, que seja muito diferente do seu estilo ou gosto isso seria um erro de avaliação da sua parte, e Virgem tem horror a erros!

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Dicionários

  • Palmtops, agendas

  • Livros técnicos ou do tipo “dicas e quebra-galhos”

  • Sapateiras

  • Gaveteiros

  • Estantes

  • Ferro de passar portátil

  • Artigos de higiene pessoal sabonetes, shampoos, bucha, escovinhas de limpeza para a pele, cremes esfoliantes, etc

  • Artigos de manicure lixas, alicates, tesourinhas

  • No caso de roupas, principalmente under wear (roupas íntimas), dê preferência aos tecidos de fibras naturais ou o tipo 100% algodão Virgem não costuma gostar de fibra sintética

  • Miniaturas

  • Binóculos ou lentes de aumento

  • Bichos de estimação