Áries

20 de Março a 19 de Abril

Estilo

Áries é um signo de Fogo, de natureza impulsiva, ativa e instintiva. Nada de muito pensamento, elucubração, estratégias e ponderação. Deixem isto para o seu signo oposto – Libra. O negócio deles é ação. Logo. Imediatamente. Depois, amanhã, mais tarde… são expressões que eles odeiam e que dificilmente veremos em sua boca. Pode-se dizer que pressa e impaciência são duas características básicas nos arianos. Esperar, uma verdadeira tortura. Amadurecer um projeto até ele estar no ponto, uma atitude impensável. Impulso é o que os governa.

Quebram a cara sim. E muitas vezes. Mas, quem liga? Eles têm um arrebatamento quase infantil e, se lançam em direção aos seus desejos e alvos. Sem pensar. Sem medo. Sem avaliar as conseqüências. Como uma criança, sobem na mesma bicicleta que os derrubou e feriu no dia anterior. Coragem é um dos fortes atributos deste signo. Donos de uma energia invejável. Precisam de bastante atividade física para queimá-la.

Conhecidos por sua franqueza e, mania de dizer o que lhes vem à mente, podem se tornar agressivos e, um pouco sem tato no trato com as pessoas. Mas, tudo em nome da espontaneidade. Vantagem: podemos ser igualmente francos com eles. Aliás, detestam ser enrolados. Para eles, é melhor um sincero não do que um polido talvez. Preferem a autenticidade do que a boa educação.

São apontados muitas vezes como egoístas e individualistas. Mas, na realidade, o que acontece é que eles são independentes – se viram sozinhos – e pensam primeiro em si próprios. E o outro que pense em si. Têm uma paixão pela vida esportiva e pela atividade física.
 

Líderes, competitivos e, em alguns casos autoritários, facilmente tomam a frente, quando diante de outros. Lembre-se que quando o Sol atravessa os trinta graus do zodíaco – correspondente ao signo de Áries – todas essas que qualidades vibram e brilham. E, ficamos todos nós imbuídos dessa vigorosa energia tão especial.
 

O Ascendente Áries

 

Áries é um signo do elemento Fogo que confere muita energia vital, vontade, entusiasmo, auto-centramento, orgulho, idealismo e espírito de luta. Seu ritmo de funcionamento é impulsivo, extrovertido, dinâmico, apressado. Seu temperamento é bilioso, colérico, voluntarioso, extrovertido, veemente e forte.​

Áries é o primeiro signo do zodíaco, significa todos os inícios e tem relação com a primeira infância. O ariano tem um espírito pioneiro, combativo, lutador, defensor de suas idéias e vontades. Ele busca sempre sua identidade através da experimentação, da auto-afirmação e da liberdade de ação, indicando que seu nativo vai agir no mundo para se auto-conhecer, se diferenciar e se individuar sempre de modo muito incisivo.

Para tal, ele conta com muita criatividade, independência e autonomia. Vai precisar encontrar e expressar este poder criativo que habita em seu interior para encarar a vida como realmente deseja: uma sucessão de experiências, aventuras e desafios que lhe permitam descobrir quem ele é.

Para levar a cabo os seus objetivos, o ariano de ascendente possui ainda muita iniciativa, coragem, capacidade de liderança, competitividade, espírito empreendedor e muito poder de decisão para se lançar e atuar em qualquer situação. Vai preferir sempre atuar sozinho e de preferência exercer o comando ou a autonomia em tudo o que faz. Mas isso não significa que sua auto-confiança seja tão forte e nem sua vontade tão firme. Apenas indica sua urgência e necessidade de se afirmar de modo incisivo e precipitado.

Tem uma natureza franca e direta, podendo às vezes ser até estúpido e ofensivo, tamanho é o seu compromisso com a espontaneidade e a verdade.


Irrita-se com meios termos e nem sempre disfarça sua energia agressiva e obstinada. A impaciência e a precipitação são fatores que podem gerar muito desequilíbrio em seus relacionamentos pois não raro, tem muita dificuldade em perceber o ponto de vista das outras pessoas. Conseqüentemente, às vezes são chamados de insensíveis, rudes e grosseiros. Ou ainda por sua tamanha assertividade, rápidas decisões e visão tão objetiva e excessivamente direta de tudo, acaba passando muitas vezes por imaturo, ingênuo e infantil.

Mas como qualquer outro ser de fogo, o que o ariano busca é que o apreciem e admirem e vai passar boa parte de sua vida provando seu valor às pessoas. Vai então utilizar toda a sua vitalidade, energia e vigor para se expressar, mas como não consegue ser moderado em nada, manifesta esta energia com tamanho temperamento que acaba muitas vezes afastando as pessoas de si.

Passa grande parte de sua vida entre o dilema de ser independente ou de exigir muito a atenção e o aplauso das pessoas. E esta insegurança é que determina seu maior ou menor espírito construtivo e criativo ou destrutivo e agressivo.

Como possui muita energia física, precisa extravasá-la em atividades físicas, esportes, expressão corporal ou atividades ao ar livre. Gosta de correr riscos, enfrentar desafios e perigos e pode se sentir muito estimulado por lutas e competições ou por cumprir metas a curto prazo.

Sua presença física é fogosa, excitada e pode chegar a ser arrogante, impetuosa e agressiva. Está sempre pleno de vitalidade e energia e pode manifesta-la de modo atabalhoado, precipitado ou obstinado. Possui cabeça grande, rosto marcante e aquadradado porém estreito no queixo com as têmporas destacadas, testa baixa e larga, arco superciliar sobressalente, queixo pronunciado e nariz aquilino com narinas abertas. As sobrancelhas são bem grossas, cerradas e semi-juntas, o cabelo é espesso, basto e castanho-escuro, com tendência à calvície temporal. A cútis é moreno-avermelhada e pode apresentar cicatrizes. Os olhos são grandes, abertos e brilhantes com olhar forte, vigilante, audaz, franco e agressivo. A boca é firme com comissuras desenhadas, as mandíbulas finas amplas e fortes. O corpo é muito musculoso e rijo e a altura mediana para alta.

 

Com Áries no ascendente, a pessoa deve atentar para sua impulsividade, ansiedade, agressividade, impaciência, precipitação e egocentrismo. No entanto, é preciso lembrar que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que pode estar encobrindo um ser mais sensível e emocional, mais materialista, racional e objetivo ou mais intelectual e sociável. A posição de Marte, regente do signo de Áries vai descrever como a personalidade se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade.​

Profissão

 

Áries é especialmente hábil para todas as profissões que exijam capacidade física, forte sentido de competição e coragem. Se sai bem em esportes de modo geral. Líder natural, o ariano é perfeito para o cargo de patrão. Quando não puder estar nesta posição, recomenda-se que trabalhe por conta própria. Obediência, submissão a horários ou a hierarquia é muito difícil para ele, embora muitos escolham a carreira militar.​

Possui um forte poder de decisão e pioneirismo o que o torna apto a empreendimentos mais ousados como abrir grandes rodovias, grandes construções de cidades, etc. Costuma se dar muito bem como empresário. Independente e competitivo, falta a ele espírito de equipe e senso de cooperação. Não desempenha bem atividades onde tenha que depender da vontade de outros ou pensar muito antes de agir. Pode, no entanto, se destacar em atividades autônomas, mais individualistas como médico ou dentista. Ou ainda em profissões que envolvam algum nível de perigo e risco: paraquedismo, mergulho, aviação, pilotagem de helicópteros, operações de resgate e salvamento, expedições exploradoras. Também em engenharia mecânica e metalurgia, por sua associação com metais e máquinas em geral.correr riscos, enfrentar desafios e perigos e pode se sentir muito estimulado por lutas e competições ou por cumprir metas a curto prazo.


 

Relacionamento

Os arianos são impetuosos. Amam a conquista e os primeiros encontros. Mostram quem são imediatamente. E demonstram seu interesse e suas emoções abertamente. Ativos, com uma energia inigualável, gostam de uma vida animada e excitante. Para se dar bem com eles, as pessoas precisam gostar de um ritmo dinâmico, de um pouco de aventura e de uma vida esportiva. A rotina e a estabilidade não seduzem esses inquietos filhos do Fogo. Ao contrário, os aborrece.

​Nos primeiros encontros, se mostrarão entusiasmados, dispostos a tudo, apaixonados, incisivos e insistentes. Pode-se acreditar que nunca ninguém amou assim … Eles se revelarão apaixonados, sem nenhum pudor. Mas, cuidado! Assim que a presa se mostrar conquistada, a batalha ganha, o ariano, paulatinamente, irá diminuindo a intensidade de seu fogo. Logo você não reconhecerá naquela pessoa a mesma que estava tão interessada no início.​

​Nunca dê a eles a sensação de já terem conquistado em você o que há de conquistável. Torne-se um eterno desafio. São fortes, corajosos e enfrentam os desafios que a vida apresenta. Não se sentirão bem com pessoas medrosas e excessivamente cautelosas que acabam medindo demais as consequências e assim atrasando o passo deles.

​​Jamais tome você a iniciativa num relacionamento com um ariano, esta prerrogativa é deles e faz parte do seu prazer. Donos de uma forte personalidade, detestam ser controlados ou submetidos. Mas eles mesmos podem ser bastante autoritários. Personalidades mais fracas acabam sendo dominadas. Temperamentos muito sensíveis e facilmente feridos não vão entender a espetacular franqueza dos arianos. É preciso ter um coração forte e muita autoconfiança para conviver bem com eles.​Por trás disto temos um herói pronto para salvar princesas e uma guerreira pronta para despertar seu príncipe. Mas há que deixá-los agir.

 
 

Adolescente



PERFIL 

O adolescente de Áries é altamente energético, detestando a vida parada e as atividades rotineiras. Tem uma grande necessidade de extravasar todo este vigor através de muito movimento e exercícios físicos. 
Quando ele começa a dar sinais de irritação, agressividade e inquietação, é indício de que está com energia acumulada e precisa imediatamente gastá-la. 
A vida ao ar livre, os espaços abertos, são fundamentais para o irrequieto ariano. 
Um lutador nato, costuma brigar por qualquer coisa e sentir como provocação o que muitas vezes é apenas uma opinião de alguém que é diferente da sua. Nada mais! 
Extremamente competitivos, qualquer questão pode se tornar uma disputa. E para eles, só serve vencer. Nem mesmo um acordo é suficiente. 
Para os pais ou professores, ele pode se mostrar indomável e confrontador. Mas, na realidade o que está por trás disto é uma necessidade imperiosa de afirmar sua identidade e defender o ainda frágil território do eu. 
Detestam ser mandados e sentem que se obedecerem a ordem ou mesmo ao conselho de outros, demonstrarão que estão sendo dominados. 
Para eles, é importante fazer as coisas do seu próprio jeito. 
Infantis, os arianos custam a amadurecer. Seguem sempre seus impulsos e não levam em consideração a experiência anterior. Conclusão não aprendem com os erros e quebram a cara muitas vezes desnecessariamente. 


TEMPERAMENTO 

Extrovertidos, francos, diretos, podem também ser explosivos. Donos de uma das maiores agressividades do zodíaco, seus ataques de fúria, no entanto, são passageiros. 
Estouram, botam para fora - em cima do primeiro que estiver passando - e depois, relaxam como crianças satisfeitas. 
Não guardam rancor, não são vingativos, mas também não "esperam a melhor hora ou o melhor lugar para dizer as coisas". 
Podem ser inoportunos, mas jamais maldosos. 
São rápidos, apressados e impacientes. Tudo é para já, e lidam muito mal com a espera, com a demora e com os prazos. 
Para eles, tudo demora demais e todos são lentos demais. 
São autoritários e costumam dominar aqueles de personalidade mais dócil. 
Na realidade, eles testam, mas acabam respeitando os que se impõem diante deles. 
Podem chegar a ser bastante individualistas e ter dificuldade em dividir suas coisas com os outros. Pensam primeiro em si e deixam para que o outro pense em si também. 
Este é um grande desafio para a personalidade do adolescente ariano aprender que não está sozinho no mundo e que precisa incluir os demais nas suas atitudes. 


VIDA SOCIAL 

Com um temperamento tão ativo e inquieto, costumam ter mais atividades de rua do que caseiras. Quando passam em casa, passam voando. 
Mas a maior parte das suas atividades não dependem do grupo, dos amigos ou da namorada. Gostam de fazer o que gostam e na hora que desejam; de modo que seus amigos, na maior parte das vezes, são seus seguidores e fazem - com ele - o que ele decidiu para todos. 
Quando se encontra com os amigos, a programação já está resolvida na cabeça dele. Quem quiser que o acompanhe. 
Não é incomum, que de uma hora para outra, um amigo ou um grupo desapareça da vida dele. Não estranhe! Eles apenas brigaram. 


VIDA AFETIVA 

Os arianos, mesmo quando adolescentes, não são nada tímidos. Adoram a conquista e quando se interessam por alguém partem para o ataque. Mas gostam eles mesmos de escolher. Não de serem escolhidos. 
Não adianta tentar conquistar um adolescente ariano que não está a fim. Nessa área eles são totalmente ativos e a decisão de conquista parte dele. 
Também são chegados a amores à primeira vista. São partidários da lei "bateu / não bateu". 
São muito entusiasmados e devotados no começo dos namoros. Parece uma paixão arrebatadora. Aos poucos o fogo inicial vai esfriando e podem perder interesse quando sentem que ganharam. 
Preferem namorar quem concorda com eles e em quem eles possam mandar. Do contrário, é briga o tempo todo. 


LAZER 

Os arianos não são chegados a atividades intelectuais e calmas. 
Preferem os programas que tenham muito movimento como filmes de ação, shows onde se possa dançar, praia, esportes - de preferência junto à natureza - onde possam usar e abusar de seu comportamento aventureiro. 
Acampar, fazer trilhas, banho de cachoeira, mergulhar, corrida de kart, são todos divertimentos favoritos para os arianos. 
Têm uma paixão nata por carros, motores e tudo que produza velocidade. 
Pode ser um grande programa visitar feiras de automóveis ou náuticas e assistir a todos os tipos de competição, de preferência ao vivo. 


ESPORTES 

De preferência os radicais. 
Donos de uma personalidade competitiva, amante da aventura, do desafio e da adrenalina, os esportes são a grande paixão dos arianos. Seja como praticantes ou como espectadores. 
Lutas, artes marciais, onde podem extravasar sua agressividade sem prejudicar ninguém, são muito benéficas para os arianos. 
Esportes competitivos, onde um deve sair vencedor, também são muito atraentes para eles; como por exemplo o tênis. Mas, são os esportes onde experimentam velocidade que superam todos os outros. 
Apreciadores do risco, esquecem muitas vezes que a cautela é uma virtude e não diminui em nada a coragem. 
Devem aprender a fazer os esportes com maior segurança para combater a sua tendência a sofrer ferimentos e acidentes.

 

Amigos

Como em tudo que faz, Áries faz amizades muito rapidamente. Espontâneo, direto, sem meandros, se aproxima fácil das pessoas e estabelece relacionamentos imediatamente. Mas tem dificuldade em cultivar suas relações e elas costumam se desfazer passadas as primeiras semanas de entusiasmo. “Queima” rapidamente os sentimentos que nutre pelas pessoas. Áries investe muita energia para iniciar as coisas e estabelecer os primeiros contatos, mas não investe a mesma energia para mantê-los, o que lhe garante muitos conhecidos e poucos amigos.​

Sua tendência à agressividade, impulsividade e franqueza tendem a causar dificuldades. As brigas são muito comuns ­ mas raramente são definitivas e não costumam provocar rancor no adversário devido ao modo autêntico e direto com o qual lida com as desavenças. Igualmente é capaz de lutar por um amigo ­ e muitas vezes “empresta” sua energia e coragem para ajudá-lo enfrentar situações de desafio.

A autonomia é uma fundamental característica ariana que faz com que conserve a indepedência em seus laços de amizade. De algum modo só faz o que quer e do seu jeito. Possui um espírito bastante individualista.

​Áries dá a maior força
Para que seus amigos enfrentem os desafios, tenham atitudes de coragem, se afirmem, corram atrás do que querem, decidam por si mesmos. Muitas vezes os incentiva a terem autonomia e a serem independentes. Assim tende a beneficiar a coragem e amenizar o sentimento de impotência ou de fraqueza dos seus amigos.

 

Estilo

Estilo basicamente esportivo. as mulheres de Áries se sentem muito bem com tênis, joggings, camisetas, malhas de ginástica, jaquetas, moletons, calças fuseau ou leggings e jeans, muito jeans. Nada que exija muita produção, cuidado e sobretudo tempo! São mulheres impacientes – não são elas que escolhem a roupa, a roupa é que as escolhe! Não imaginem uma ariana vestindo meia ou calçando salto. Não faz sentido para ela.​

É totalmente adepta dos sapatos baixos, sapatilhas, alpargatas, mocassins, botinhas, perfeitos para seu passo acelerado, seu temperamento agitado. Os cabelos serão sempre curtos, fáceis de lavar. Costuma sair de casa de cabeça molhada, sem sofisticação, sem frescura. Macacões amplos, camisas masculinas, blazers tipo paletó, fazem seu estilo.

Adora as cores que lembram o fogo. Os vermelhos e abóboras são de longe os seus favoritos. Quando tingem os cabelos preferem os tons acobreados ou a henna natural, que avermelha ligeiramente. Em geral são pioneiras. Entre as arianas estão as primeiras adeptas da moda unissex, da roupa esportiva, do “abaixo o sutiã” e dos sapatos baixos. Tudo isso hoje está na moda. Na realidade, não fizeram mais do que acompanhar as mudanças de comportamento da própria mulher.​

 

Férias

Áries, signo de fogo, ama os lugares ensolarados e onde a aventura começa no café da manhã. Apaixonado por esportes náuticos – ski aquático, wind surf, pesca submarina, o ariano precisa de espaço para exercer essas atividades.​

Deve evitar férias coletivas. Odeia desperdiçar seu tempo de praia decidindo o que todos devem fazer juntos. O ritmo das férias deve ser acelerado para gastar toda a sua energia física. Longas caminhadas, escaladas em montanhas, podem fazer parte de seus programas preferidos. Acampar também não o assusta – tudo ao ar livre, com muito espaço para se mover. Sente-se atraído por aventuras que envolvam algum risco e que tenham um certo ar de pioneirismo. Descer rios em caiaques, mergulhar no mar de Fernando de Noronha, atrás de espécies raras de peixes, fazer travessias em bote a remo, ou ao sabor do vento. Quebrar recordes. Participar de torneios, campeonatos, e rigorosamente tudo que dê uma chance de chegar em primeiro, exercitando seu alto espírito competitivo.

Deve evitar pessoas desanimadas, sem o seu pique, que vêem risco em tudo e tiram férias para “descansar”. Não deve viajar para lugares que não lhe permitam manter a independência e a autonomia. Nada de roteiros organizados, clubes de férias ou campestres (onde tentam transformá-lo de carneiro selvagem, em gentil cordeiro).


As sugestões são: o mar do litoral Sul, onde a água é própria para a pesca submarina; Porto Belo e suas praias: Bombas, Bombinhas, Zimbros, Caixa de Aço, Prainha de Lança; norte de São Paulo: Camburí e Maresia; Nordeste: litoral do Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas; fora do país: Hawaii e Califórnia.
 

 

Decoração

Esses filhos do Fogo precisam viver em ambientes amplos e arejados. Apreciam claridade, a luz do sol e os espaços abertos. Nada de teto rebaixado, salinhas pequenas, quartos apertados, passagens estreitas e janelas pequenas. Janelões e portas amplas são indispensáveis. Como são muito acalorados, também é indispensável que o ambiente onde trabalham ou moram seja fresco, ventilado, de preferência refrigerado.

Não suportam calor! Se o imóvel for pequeno, é mais recomendável transformá-lo em um único e amplo cômodo do que em várias peças sufocantes e pequenas. Como o seu elemento, Fogo, eles consomem muito espaço e … se espalham. Gostam de uma ampla cama para dormir, uma grande mesa para trabalhar ou estudar e de cômodos amplos para se esparramar. É preferível ter poucos móveis e objetos. De linhas simples e retas para dar a sensação de espaço e amplitude. Quanto mais vazio, desentulhado e desobstruído o ambiente, melhor.​

As cores devem ser claras: branco, amarelo ou creme – também para criar uma impressão de amplitude. Se bem que podem usar o vermelho em alguma parede ou em algum detalhe. Essa cor definitivamente os fascina e lhes aquece o ânimo. Podem abusar de pisos frios como cerâmica e pedras. Detestam chaves, trincos e trancas, preferem portas e janelas abertas. Se conviverem com outras pessoas, devem ter um espaço seu, individual, para cada atividade. Um banheiro, um armário, uma cama, uma mesa de trabalho, uma tv, um som, só para eles, para que não tenham que compartilhar esses espaços e coisas com ninguém. Eles têm muita dificuldade em partilhar.

Objetos de decoração e quadros devem ser coloridos e com imagens talvez mais abstratas do que figurativas. Formas retilíneas e geométricas combinam muito com o “temperamento” masculino dos arianos. Coleções de carrinhos, trenzinhos ou armas podem ocupar um lugar de destaque na decoração. Apreciam os metais então podem ter esculturas, porta-retratos, vasos e objetos desse material. E, na cozinha, facas e panelas à mostra.

Tudo deve estar muito à mão. E nada de coisas guardadas em baús, caixas e potes. Eles se irritam quando procuram alguma coisa que não encontram ou que não está acessível. Bastante esportivos, adoram uma sala ou espaço para exercícios com barras, pesos, aparelho de musculação, etc. Um cantinho que funcione como uma oficina será um luxo! Adoram ferramentas e equipamentos.
 

Presente ideal

 

Ativos, dinâmicos, independentes, esportivos, decididos, impulsivos, audaciosos e impacientes. Dê sempre presentes práticos, diretos, que possam ser logo usados, que não precisem ser montados ou tenham instruções muito complexas.​

Nada de presentes muito sutis, que dependam de interpretação ou que tenham um significado menos evidente. Não conte o que vai dar com antecedência, porque se for algo que ele(a) quer muito … é provável que tenha que dar na mesma hora que contou!

Esqueça os lindos embrulhos, difíceis de abrir… provavelmente serão rasgados com impaciência. E se isso acontecer, não se ofenda, faz parte da avidez dos arianos.


Áries também gosta de presentes comprados no impulso, assim, de repente… tipo: vocês estavam passando na frente da loja… ele(a) se interessou por algo na vitrine… e pronto! Você compra!

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Jeans, shorts, bermudas

  • Camisetas, moletons

  • Relógios à prova d’água

  • Patins, patinetes, bicicletas

  • Roupas ou artigos esportivos

  • Mochila

  • Tênis (não só os modelos esportivos, mas também todos aqueles para passeio), sandálias baixas, ou até mesmo interessantes sandálias de dedo ou alpargatas

  • Acessórios para o carro

  • Um dia em um parque de diversões ou qualquer parque temático adoram se divertir

  • Um Autorama

  • Um curso de auto-defesa ou de artes marciais

Observação: dê preferência às cores vivas.