Escorpião

23 de Outubro a 22 de Novembro

Escorpião é um signo de Água. E, como todo signo de Água sente tudo o que se passa à sua volta e se deixa penetrar mesmo pelas mais sutis vibrações. Por isto, é chegado a pressentimentos, premonições e podem até desenvolver algum tipo de sensibilidade ou paranormalidade. De qualquer maneira, são apaixonados pelo mundo oculto e pelos fenômenos que podem ser invisíveis para a mente racional, mas, com certeza, não o são para a alma.

Adoram todo tipo de investigação e desvendar mistérios ou suspeitas. Para eles nunca é nada o que aparenta. Tem sempre algo escondido por trás. E, não sossegam enquanto não descobrem o que estava escondido. Em compensação, eles próprios gostam de se ocultar e é difícil penetrar completamente em seu interior. São enigmáticos e usam isto como uma espécie de poder.

Por outro lado, é difícil escapar dos olhos penetrantes de um Escorpião quando eles resolvem investigar a alma de alguém. Passionais, radicais, extremados, para eles não existe o ponto do meio. É tudo ou nada. Adoram ou detestam. Querem ou têm aversão. Precisam ou desprezam. Inclusive não apreciam as pessoas mornas, que não tomam partido. Que ficam tentando botar panos quentes nas situações.

Têm uma capacidade enorme de recuperação: material, física, psicológica e espiritual. Quanto pior a situação em que se encontram e maior o impacto sobre suas vidas, melhor respondem e mais rápido saem da crise. Crise, aliás, é uma situação constante na vida de um Escorpião. Adoram um drama, uma crise, um fundo do poço e a força que isso lhes exige para superá-los. Uma vida estável, normal não é a felicidade para os ardentes Escorpiões. Eles queimam de tédio quando ela se apresenta desta forma.

 

O Ascendente em Escorpião

Escorpião é um signo do elemento Água que confere aos seus nativos de ascendente grande emocionalidade, sensibilidade e intensidade. O Escorpião encara a vida tentando esconder os sentimentos que fervilham dentro dele, se auto-protegendo ao máximo para não demonstrar sua vulnerabilidade. Seu ritmo é intenso, profundo, rígido e concentradamente emocional. Ao contrário dos outros signos de Água, que são muito instáveis e influenciáveis, o Escorpião é impenetrável, tenaz e poderoso psiquicamente. Seu temperamento é apimentado, colérico e voluntarioso, podendo chegar a ser belicoso.

É cauteloso, estratégico, misterioso e muito corajoso. Mas, se ao invés de esconder ou combater seus lados obscuros e ocultos, soltar sua natureza, reconhecer seus sentimentos e transformá-los positivamente, encontrará em sua identidade uma verdadeira joia, incrivelmente construtiva.

Quando alguém lhe trata com simpatia e receptividade, cria uma imagem favorável aos olhos do Escorpião, que abrirá pouco a pouco seu coração e sua mente para cultivar o sentimento por ele. O sentimento cresce em seu interior e de tão forte adquire um caráter moral. A necessidade emocional daquele afeto passa a ser para ele um princípio de vida.

É desta forma que o Escorpião, sempre desconfiado no começo, se torna apaixonado e até mesmo obstinado e compulsivo frente a qualquer novo interesse, seja pessoal, material ou emocional e se coloca inteiramente naquilo, vivendo cada instante com grande intensidade, mas exigindo de seus interlocutores e parceiros a mesma dedicação, a mesma paixão e a mesma emocionalidade. É tudo ou nada.

É essa intensidade que faz dele uma pessoa tão poderosa, que lhe dá tanta força e integridade de caráter em tudo o que faz e escolhe na vida. Mas assim como é obstinado e parcial em tudo o que faz e com todos em quem se liga, igualmente o é quando alguém o trai ou atravessa seu caminho. O escorpiano é capaz de lutar mais do que qualquer outro signo pelo que deseja e acredita; mas é igualmente capaz de se vingar, de perseguir e destruir com a mesma veemência qualquer adversário. Por isso, muitas vezes carrega o estigma de ser frio e calculista.

É muito orientado para a conquista de poder, controle e recompensa financeira, que podem ser conquistadas através de sua habilidade em lidar com os recursos alheios sejam eles físicos, materiais, econômicos, intelectuais, emocionais, políticos… Desta habilidade decorre outra: a de lidar com os esparsos recursos das épocas de crise, transformando-a em novas formas, possibilidades, energias ou oportunidades de vida. É um transformador com capacidade de reformar, recuperar, restaurar, reabilitar, reciclar, curar situações, pessoas e ambientes. Por isso mesmo é muito determinado, auto-suficiente e audacioso e qualquer atitude que tome visa a acumular poder, sua maior motivação.

Tem ainda um especial interesse por assuntos que envolvam o oculto, o inconsciente, o desconhecido e o profundo como psicologia, investigação, ciências metafísicas e ocultas. Este interesse o faz penetrar tão profundamente nas suas investigações, que as aparências de qualquer situação se desmontam, podendo chegar à total desestruturação, sem, no entanto haver nada para pôr no lugar. E o Escorpião se vê deste modo, perdido na sua própria profundidade, sem vontade de aspirar por um novo renascimento.

Mas se resolver fazer alguma conquista, sua força de atração, seu fascínio e poder de sedução são totalmente irresistíveis. E utiliza a sedução ou a estratégia para obter tudo o que quer das outras pessoas. Possui muita energia física, aparência forte e impactante, olhar intenso e desnudador. Às vezes pode ser demasiado agressivo, tanto que deve estar muito atento à sua tendência à desconfiança, vingança, ciúmes, possessividade e cólera. Vale lembrar no entanto, que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que neste caso pode estar encobrindo um tipo mais vulnerável, ou mais intelectivo e sociável, ou ainda mais racional e pragmático.
Possui cabeça pequena e triangular, rosto anguloso e marcante, testa baixa e larga, arco superciliar sobressalente, queixo pronunciado e nariz aquilino. As sobrancelhas são bem grossas, cerradas e semi-juntas; o cabelo é espesso, basto e castanho-escuro.

A cútis é moreno-avermelhada e pode apresentar cicatrizes. Os olhos são grandes, abertos e brilhantes com olhar forte, penetrante, hipnotizante e profundo. São os famosos olhos de águia do Escorpião que penetram nas entranhas do outro e lê o seu interior. A boca é firme, com comissuras desenhadas e mandíbulas fortes. O corpo é muito musculoso e rijo e a altura de mediana para alta. Pode vir a acumular peso com a idade. A posição de Plutão, regente do seu ascendente, vai descrever como a personalidade se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade. Como Escorpião também é regido por Marte, sua posição no mapa natal, complementará informações sobre a identidade e a energia física do ascendente Escorpião.

Profissão

 

Dono de uma mente penetrante e analítica, Escorpião é atraído por atividades onde a investigação seja dominante. Psicólogo, psiquiatra, terapeuta, médico. Ou detetive e espião. O sigilo é uma característica marcante deste signo.

Regenerador nato, procura profissões onde possa doar essa energia tão especial e possa usar seu poder de cura e onde: fisioterapeuta, massagista. Pode ser um excelente médico de doentes terminais ou um médico legista, lidando direta ou indiretamente com a morte. Assim, pode ligar-se a área de pesquisa de remédios e técnicas de cura para doenças consideradas incuráveis. Também pode se sair muito bem como criminalista, inventarista ou trabalhando com direitos hereditários.

Sabe administrar o dinheiro, o que faz dele um ótimo financista ou administrador, ou ainda um sábio investidor no mercado de capitais. Fiscal de renda, de impostos e taxas são funções que desempenharia bem. Atividades que envolvam demolições, reaproveitamento de material, reciclagem de lixo. Ninguém melhor do que ele para atuar nestas áreas.

São ótimos profissionais para assuntos relacionados à sexo: pesquisadores, terapeutas, editores de livros sobre o assunto ou criação e comércio de material erótico.

 

Estilo

Esta é uma mulher perigosa. Sensual e provocante, gosta de roupas insinuantes, que valorizem seu corpo. Decotes, cavas, aberturas, saias justas, minissaias. Drapeados estratégicos que marcam os quadris, pregas que se abrem ao menor movimento, revelando pernas bem torneadas. Consciente de seu poder de sedução, conhece como ninguém essa arte. Ama o vermelho-paixão, o roxo-profundo, o azul-intenso, o lilás-misterioso. Pode também se vestir totalmente de negro, fatal.

Volúpia e desejo. Dois ingredientes importantes na hora de comprar sua roupa. As peças íntimas são escolhidas como pequenos artifícios eróticos. Seus perfumes são misteriosos, quentes e sedutores – desses que se espalham pelo ambiente e permanecem no ar mesmo depois da pessoa ter saído. Marcantes e inesquecíveis como as escorpianas gostam.

A maquiagem ressalta os lábios e acentua o brilho dos olhos. Um olhar profundo, o mais penetrante do zodíaco. Nas bijuterias, preferem as de metais fosco, que usam com muito charme. Adoram a linha justa-aderente, os top curtíssimos que deixam boa parte do corpo à mostra. Nada muito largo, o importante é mostrar as formas, realçar esta mulher tão atraente. A escorpiana é apaixonada por roupas de couro, absolutamente sensuais.

Férias

 

Provocador, misterioso, passional, o nativo desse signo, ama o desafio e os lugares onde encontra emoções fortes. Expedições ao Alto Xingu, pesquisas e contatos com povos que possuem histórias místicas; viagens iluminadas pela Bolívia ou Peru. Visitas a velhas grutas (em Minas Gerais) onde, no mínimo, ele viverá experiências profundas. Outra opção é a Ilha de Páscoa com seu culto ao mistério. As comunidades ocultistas de Brasília. Vulcões extintos. Cataratas do Iguaçu, pela força da natureza. Férias numa praia incrível, ensolarada. Sob um céu cheio de estrelas, onde à noite, sopra uma brisa que favorece premonições.

Apaixonar-se por uma figura misteriosa da qual sabe muito pouco além do que os seus sentidos informam. Viver uma paixão intensa, na dose certa para o Escorpião. Ele se realiza somente naquilo que oferece a possibilidade de “viajar”, de lidar com algo além das aparências. Portanto, é bom evitar situações muito definidas, férias “mornas”, pessoas “mornas”, ambientes sem mistério ou ambiguidade – onde o seu magnetismo não funciona. Não deve convidar pessoas superficiais que pensam que férias é tempo só para divertimento. Se arrependerá amargamente.

Se for para o exterior, a Grécia é uma ótima sugestão. É realmente impossível ficar indiferente às paisagens gregas, esse país tão passional e dogmático quanto o Escorpião.

Amigos

 

Intenso, passional e radical, Escorpião costuma amar ou odiar. E quando escolhe alguém como amigo, vale a lei do “8 ou 80”, não há meio-termo. Será amigo em todas situações, principalmente nas mais difíceis, pois é dotado de uma espécie de talento para as crises. Detesta a superficialidade, assim, costuma “penetrar” na vida dos amigos e exigir total dedicação e fidelidade absoluta. Muitas vezes exige dos amigos aquilo que em geral costuma-se exigir apenas dos amantes ­ é que Escorpião não costuma fazer essa distinção, o amor (em seu sentido geral) é, para ele, um sentimento radical.

Sentir-se excluído de algum momento importante da vida de um amigo é uma ofensa imperdoável que geralmente é punida com a “eliminação” da pessoa. É um severo juiz pronto para proferir “sentenças de morte”. Costuma exercer uma espécie de poder em suas amizades que faz com que se torne imprescindível e insubstituível. Seu forte caráter e magnetismo causa uma espécie de impacto na vida daqueles com quem convive. Não se deve tentar enganar um Escorpião, ele tem o olhar e os sentidos treinados para ver o que está escondido por trás de uma atitude ou de uma intenção. É melhor não ter segredos com eles.

Escorpião dá a maior força
Para que seus amigos invistam tudo naquilo que desejam e que não tenham medo de ir até o fim. Incentiva-os a enfrentar as crises e transformar radicalmente a vida quando é necessário, eliminando aquilo que já não serve mais, sem receio de perder. Também os incentiva a não terem uma postura inocente diante das situações, a não contarem com as coisas como dadas e a jamais se fiarem nas aparências. Assim, tende a beneficiar o poder interno e a amenizar o medo e desespero nos momentos de crise de seus amigos.

Decoração

 

Os escorpiões – animais – habitam cavernas, pântanos , gostam de se esconder sob pedras e ainda sobrevivem muito bem no deserto. Os Escorpiões – humanos – não diferem muito disso. Apreciam pouca luz e ambientes mais reclusos. Cortinas cerradas, janelas fechadas, tetos rebaixados, pouca luminosidade, dão muito conforto à esses intimistas nativos de água. As cores devem ser sombrias, com poucos contrastes e até mesmo escuras – como cinza, marrom, castanho, ou mesmo preto. Detalhes em vermelho ou grená podem ser usados numa exceção, para dar mais vida ao ambiente.

Um décor dramático lhes parecerá muito convidativo e interessante. Não gostam de nada muito óbvio, visível ou exposto. Daí a preferência por gavetinhas, portas, corredores, compartimentos, muitos cômodos (mesmo que pequenos) onde possam esconder coisas e também se esconder. Todo Escorpião que se preze tem seus esconderijos! Sótão, adega, portas secretas, prateleiras que ocultam cofres, fundos falsos e todos os tipos de “disfarces” fazem parte da decoração deste secreto signo.

Não gostam muito de diversificação. Adotam um estilo, uma linha, um padrão e repetem isso em tudo. Aliás, quando gostam de algo… gostam só daquilo e excluem todo o resto! Podem, às vezes, juntar muitos objetos, mas, bem ao seu modo radical, de uma hora para outra, pôr tudo fora … mesmo que seja importante e valioso. São os movimentos extremos dos Escorpiões.

Algumas peças e objetos de gosto duvidoso podem fazer parte de seu arsenal. Uma peça ou outra que denuncie seu misticismo também pode estar presente. Como vêem no escuro, transitam pelos ambientes com luzes apagadas e adoram as sombras que velas em candelabros produzem. Odeiam que mexam em suas coisas. Portanto, se você for arrumar a casa, escritório ou pertences de um Escorpião, peça licença e seja extremamente discreto com o que encontrar! Todo Escorpião guarda segredos.

Gostam de encontrar peças e objetos em brechós, feiras ou esquecidos na casa dos pais, ou até mesmo que foram jogados fora e trazê-los de volta à vida, totalmente recicladas. Gostam também de dar uma finalidade totalmente diferente à um objeto – de uma lata de lixo fazer um banquinho – de uma lata de cerveja, um porta copos. Transformar é a palavra-chave de Escorpião. Outra grande paixão é adquirir um imóvel inteiramente arruinado e em uma obra radical, remontá-lo e renová-lo. Afinal, “qual seria a graça de encontrar algo em ordem e já funcionando”.

Presente ideal

 

Intensos, profundos, passionais, sensuais, provocadores, radicais, investigadores, determinados, fechados, sensíveis, misteriosos, enigmáticos. Jamais dê coisas óbvias, se você quer impressionar Escorpião. Tipo ele está precisando de um abajur, você dá o abajur… a cadeira de escritório dele quebrou, você dá uma nova.

É bom manter um clima de mistério em torno do seu presente, algo que ele realmente não imagina ganhar. Escorpião tende a gostar de coisas raras ou difíceis de encontrar, coisas que só ele sabe que existem e normalmente dependem de um trabalho de pesquisa e investigação para adquiri-las. Se você conseguir descobrir uma dessas coisas… será fulminante!

Normalmente este signo tem algum tipo de atração pelo oculto, mesmo os mais céticos costumam se interessar pelo assunto.

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Arte erótica livros, estátuas, gravuras

  • Artigos de “sex shop”

  • Maquiagem principalmente para os olhos e lábios em tons mais escuros

  • Óculos escuros

  • Lingerie

  • Mapa Astral dele(a)

  • Uma consulta esotérica numerologia, tarô, cartomante, vidente

  • Talismãs, ou objetos com significados místicos

  • Romances policiais

  • Literatura esotérica

  • Caixas com fundos falsos

  • Roupas sensuais com transparências e fendas

  • Black Jeans – o preto costuma ser a cor favorita de Escorpião

  • Latas de lixo, trituradoras de papel

Cadastre-se para receber nossa newsletter:

Contato

Telefone: (21) 96973-0700

E-mail: comunicacao@marciamattos.com

Redes Sociais:

  • YouTube marcia mattos
  • Instagram marcia mattos
  • Facebook - Marcia Mattos
  • Spotify marcia mattos

© 2019 por Marcia Mattos