Capricórnio

22 de Dezembro a 20 de Janeiro

Como todo signo de terra, capricórnio gosta de plantar em terreno seguro os frutos que garantirão boas colheitas para momentos mais difíceis. Risco não é com eles. São cautelosos e desconfiados por natureza. Só apostam no garantido e mesmo assim com uma margem de reserva, caso algo dê errado.

São organizadores e planejadores natos. Costumam controlar tudo e prever de antemão possíveis obstáculos. É difícil pegar um capricorniano desprevenido diante de alguma dificuldade. São econômicos, se culpam quando gastam mais do que deviam e chegam a não dormir quando as contas superam a receita. Detestam dever. Inclusive favores. São auto-suficientes e preferem contar consigo próprios, com o que tem.

São orgulhosos e não gostam de demonstrar fraqueza, falhas ou erros. São extremamente críticos, exigente e perfeccionistas, consigo próprios e com os demais. São mais para pessimistas e se acostumaram a não contar com a sorte. Para eles, tudo vem pelo esforço mesmo, mas vem. Tudo leva algum tempo e lhes exige perseverança, o que tem de sobra.


São bastante preocupados com a vida material e suas estabilidade e ambiciosos em sua profissão. Querem o reconhecimento de quem é muito bom. Amadurecem muito bem e a idade – assim como um bom vinho – lhes favorece.

O Ascendente em Capricórnio

 

Capricórnio é um signo de Terra que confere grande habilidade de lidar com o mundo concreto, forte capacidade de trabalho, muita habilidade prática, o uso sistemático do bom-senso e senso de utilitarismo. Seu ritmo é lento, porém impulsivo quando se trata de ambição e de questões práticas. Seu temperamento é introvertido, individualista, melancólico, apático e conservador.​

Sua mente é racional e concreta, voltada para a expressão da carreira, que é fundamental, assim como ser adulto, responsável, participar do mundo e da sociedade, ter sucesso e ser reconhecido por seu esforço e trabalho. Por isso, é focado e preocupado com o futuro, quando não puder mais trabalhar e precisar desfrutar do que construiu. E acredita que o mundo só vai respeitá-lo por sua competência e riqueza material.

Sempre voltado para o mundo externo e para a colheita de reconhecimento social e de sucesso material, o capricorniano, na verdade, escamoteia assim sua dificuldade em reconhecer seus sentimentos e de lidar com eles, fugindo sempre de relacionamentos que toquem demais a sua sensibilidade.

No íntimo, o capricorniano conhece seus sentimentos, percebe que são fortes e poderosos, mas encontra muita dificuldade em transpô-los para a vida cotidiana e em interagir emocionalmente com as pessoas. Numa espécie de auto-proteção e comodismo, pode vir a ser frio e cruel quando suas ambições estão em jogo, e compensa esta “imperfeição”, atirando-se ainda com mais afinco nos seus objetivos concretos. Isso causa pessimismo, frustração e melancolia.

Temendo sempre errar, pois não suporta ser criticado, ele demonstra com frequência uma certa diplomacia e ardilosidade no trato com as pessoas, mas evita confrontos diretos, apesar de se reconhecer um lutador. Mas é preciso ressaltar sua firmeza de caráter e sua habilidade em reconhecer as qualidades da natureza humana, o que lhe faz capaz de amizades fortes e duradouras, de gestos de generosidade e de contato humano, sem demonstrar o que se passa em seu interior.

O capricorniano encara a vida com cautela, visando sempre estruturá-la dentro da racionalidade. Trata dos assuntos materiais com tamanha objetividade e senso de economia que muitas vezes chega a desenvolver a avareza. Mas, sem dúvida, seus objetivos serão alcançados pois como é motivado pela necessidade de ter resultados concretos e recompensas, de buscar segurança, estabilidade, status e realização, sua persistência e perseverança o fazem lutar com afinco até conquistar tudo o que ambiciona.

Para atingir suas metas, ele aprendeu a lidar bem com os inúmeros limites e obstáculos que surgem em seu caminho, como que para testar sua paciência, persistência, pragmatismo, determinação e disciplina, qualidades que compõe seus dotes e habilidades. Dirige-se sempre para atividades nas quais possa expressar suas habilidades práticas, técnicas e racionais, como planejamento e administração de pessoas ou empresas, detalhe e precisão, perícia e técnica, qualidade e aperfeiçoamento, num eterno desafio à sua competência.

Sua aparência física não raro é enxuta, franzina, de corpo magro, porém de ossos largos e aparentes. Sua estatura é mediana, a cabeça é pequena, o rosto oblongo, com a testa alta e saliente na parte superior. A arcada superciliar é proeminente, as sobrancelhas grossas, angulosas e circunflexas. Os olhos são escuros, afundados e a córnea amarelada. Seu olhar é profundo, melancólico e apagado. O nariz é grande e convexo enquanto a boca é grande e terminada por lábios finos. Os cabelos são opacos, escuros, abundantes e ondulados.

Capricórnio no ascendente acentua a necessidade de exercer autoridade e comando, deseja proeminência, status, posição social de destaque e precisa ser reconhecido como um expert naquilo que faz. Tem muito talento para a liderança e o controle, mas deve atentar para sua tendência ao autoritarismo. Sua presença é sempre tímida e insegura porém também é sempre austera e grave. Mas cabe lembrar que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que neste caso pode estar encobrindo um tipo mais sensível e vulnerável, ou mais intelectivo e sociável, ou ainda mais ígneo, voluntarioso e decidido. A posição de Saturno, regente do seu ascendente, vai descrever como a personalidade melhor se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade.​

 

Profissão

O mais auto-exigente, perfeccionista, sério e confiável caráter do zodíaco. O que fizer, faz bem feito. Acostumado ao esforço, é capaz de grande empenho e jamais retrocede diante de dificuldades e obstáculos. Disciplina e perseverança são seus instrumentos de trabalho. Onde a maioria desiste, ele continua.​

Excelente organizador e administrador, tem sucesso em atividades onde é requerido um alto nível de responsabilidade e trabalho sério. Controle de qualidade, área de teste de produtos, chefia de fábricas e grandes empresas. Construção, engenharia, imóveis, também são área nas quais o capricorniano costuma se destacar. Economia é seu forte. Possui o dom de administrar parcos recursos e fazer muito com pouco. Gerência de financeiras, administração econômica, ciências contábeis, são atividades adequadas a esse signo.

Ele odeia desperdício e sabe lidar muito bem com a falta. Assim como a elaboração de projetos de longo prazo e grande alcance. Matemática, ciências exatas e pesquisa são também áreas indicadas. Lhe agrada muito trabalhos longos e solitários aos quais possa dedicar seu tempo e sua inquebrantável disciplina.

Também tem aptidão para criação de gado, gerenciamento de fazendas, cuidar da terra. A geologia e agricultura podem igualmente atraí-lo. Rochas, minerais, metais, minas, pedreiras ou ainda montanhas, de algum modo podem estar associadas à vida profissional do capricorniano.

 

Estilo

São mulheres sérias, compenetradas, sóbrias e discretas. Detestam aparecer e procuram sempre estar vestidas de acordo com a ocasião. A preferência é por roupas neutras, impessoais. Gostam da segurança dos clássicos e desprezam os modismos. Não são consumistas. Ao contrário, extremamente econômicas, só compram o que realmente precisam. São peças de qualidade, duráveis, que ela conservará pra vida toda.​

Atentas às convenções, seguem rigorosamente o traje indicado nos convites e procuram sempre a discrição. Para esse signo, especialmente, são indicadas as cores mais discretas (cinza, preto e, como todos os signos de Terra, marrom, bege) e estilos mais clássicos que não o destacam tanto e o deixam mais a vontade com a própria timidez. Moderadas nas bijuterias e nos coloridos, mesmo as capricornianas mais jovens se vestem de maneira comportada, aparentando mais idade do que realmente têm. Planejam com antecedência o que vão comprar e, portanto, não gastam dinheiro à toa. Têm um forte sentido de poupança e chegam a guardar durante meses uma roupa antes de usar.

Um conselho da famosa Coco Chanel ilustra muito bem o estilo da mulher de Capricórnio: “imediatamente antes de sair de casa, volte, olhe no espelho e tire alguma coisa. Aí você está perfeita.​

Férias

 

Programação. Antecedência. Planejamento. É assim que começam as férias de Capricórnio, este signo que detesta o imprevisto e o amadorismo. Só tem duas coisas que ele odeia mais do que isto; gastar dinheiro à toa (pagar pelo que não vale) e desperdiçar tempo. Tudo é reservado bem antes e suas férias são levadas a sério, como tudo que o capricorniano faz. Portanto, “tem que dar certo”.​

A montanha – essa é a indicação ideal. Petrópolis, Campos de Jordão, Gramado, Canela (o Caracol é o ponto mais alto de queda d’água no Brasil). Subir os Andes ou alcançar o Himalaia. Bariloche, na Argentina, Oruna, no Chile que é uma cidadezinha tipicamente suíça com lagos e montanhas escarpadas. Deve preferir lugares silenciosos e reservados – as regiões de fazendas naturais e pousadas rústicas, o paraíso perfeito para seu seríssimo estado de espírito.

Nada de grandes concentrações humanas, onde todo mundo parece íntimo e troca confidências – esse tipo de pessoas costuma julgar pelas aparências e dar muita importância à futilidades e superficialidades, coisas que Capricórnio detesta. Nem pensar também em lugares, como clubes, que são frequentados por famílias inteiras – papai, mamãe e seus comportados filhinhos que incomodam profundamente e levam a exasperação o circunspecto capricorniano. Também deve evitar ambientes muito barulhentos, onde não existe espaço para ficar só. Ou onde há vida noturna intensa (pra quê?). E, principalmente, lugares onde se cobra indevidamente pelo que prometem e não oferecem.


No exterior, visitar Londres. Lá tudo funciona perfeita e pontualmente como este signo tanto aprecia.

Amigos

 

Como tudo na vida, Capricórnio leva suas amizades muito à sério. A responsabilidade, a firmeza e a consistência são marcas capricornianas. Valorizando a qualidade e a solidez, costuma ter poucos e bons amigos. Reservado e discreto, tem verdadeiro horror do ridículo e detesta se expor.​

Não costuma fazer perguntas ou comentários sobre a vida íntima dos amigos, mas também demora muito tempo para abrir qualquer coisa da sua própria vida para alguém. Não adianta forçar a porta para entrar na sua intimidade, ele a mantém bem fechada e costuma usar a seriedade e racionalidade como chave. É também comum usar a ironia como meio de afastar alguém que queira “abusar” dos seus limites. Mas se depois do “teste de qualidade” ele resolve tornar-se seu amigo, essa amizade será duradoura e madura, sem flutuações.

Capricórnio leva muito em consideração a lealdade e fidelidade e costuma praticar o princípio do ” não faça ao outro o que não gostaria que ele fizesse a você”. Em assuntos materiais costuma ser muito rigoroso, é provável que não lhe empreste dinheiro, mas pode ter certeza que também jamais lhe pedirá emprestado. Não é um amigo para “frescuras” ou sentimentalismos excessivos, também não é dado a demonstrações de afeto. Mas pode contar com ele nas horas difíceis, ele terá soluções razoáveis, práticas, objetivas e ­ o melhor de tudo ­ viáveis a oferecer.

​Capricórnio dá a maior força
Para que seus amigos alcancem o seu lugar no mundo, que sejam bem sucedidos, para que sejam competentes naquilo que fazem. Costuma incentivar a carreira de seus amigos, estimulando a responsabilidade, a disciplina, as atitudes práticas e objetivas. Também os ajuda a aprender a se “se segurar nas suas próprias pernas”, sabendo qual o tamanho do passo que podem dar, adquirindo consciência dos seus próprios limites, mas também de suas capacidades. Assim, tende a beneficiar a estruturação e a amenizar a vulnerabilidade e sensação de incompetência de seus amigos.

 

Decoração

 

Capricornianos, sempre optarão por uma decoração clássica. Padronagens tradicionais e cores que não cansam. Tudo que não seja datado e possa, assim, permanecer. Uma vez que estabelecem o estilo, dificilmente o mudarão, tudo é durável! Estáveis e conservadores, optarão por piso de madeira (envernizada ou simplesmente encerada), móveis de linhas clássicas, estofados de couro com tonalidades que variam entre o bege, caramelo, marrom, cinza e o verde escuro, evitando os contrastes e as cores vivas. Tudo refletirá discrição e até mesmo severidade e rigor. Cúpulas dos abajures feitas de um clássico papiro, tapetes persas, quadros antigos com molduras clássicas, tudo isso ajudará a compor um clima geral de austeridade.​

Os capricornianos odeiam tudo que dê um toque romântico ou pueril. Nada de rococós ou enfeites. Têm também aversão a ostentação, ao desnecessário, ao descartável, a tudo que passa ao sabor da moda. Tudo deve ser de qualidade mas nada além do essencial. Dão preferência a objetos de estanho em lugar da prata. Peças de antiguidades caem muito bem em seu estilo. Nada de inovar, ousar, experimentar. Ficarão sempre com o que já foi testado e aprovado. Têm horror a invasão de privacidade, de modo que portas, divisórias, cortinas e blackouts, tudo que possa impedir o olhar do intruso, lhes serve muito bem.

O projeto ideal de uma casa para o capricorniano deve privilegiar espaços privados, ambientes que traduzam ordem e onde eles possam ficar em silêncio e isolamento. Fazem qualquer coisa para se isolar do ambiente externo: ar condicionado ligado, vidros com insulfilme e isolamento acústico. Adoram prédios antigos, desses que tem pé direito alto, paredes grossas que garantem privacidade, a que chamam de construção de primeira. São minimalistas – não possuem muitas peças pois não gostam de entulhar a casa. Para preservar peças de valor ou objetos sem uso, costumam guardá-los.

Não toleram imitação. Seu gosto é refinado. Não vão abusar da luminosidade preferindo a meia luz, das cortinas meio cerradas. São engenheiros natos, adoram construção e geralmente se envolvem nas obras da casa de algum modo, podendo até mesmo desenhar os próprios móveis.​

Presente ideal

 

Sérios, maduros, responsáveis, controlados, tradicionais, confiáveis, econômicos, profissionais, competentes, exigentes, disciplinados, práticos, racionais, discretos. Capricórnio costuma ter uma relação muito prática com os presentes. Adora que você diga o que quer ganhar para tornar o processo mais simples e objetivo. E costuma fazer o mesmo.​

Dê para ele coisas de fato úteis, que ele esteja mesmo precisando. Não se incomode com cartões ou embrulhos e pode mandar entregar na casa dele se for mais fácil… esse signo realmente não se importa com esses detalhes.

Não espere dele manifestações de entusiasmo ao receber seu presente, mas pode ter certeza que ele irá adorar e ficará muito grato por você ter lhe poupado o trabalho de providenciar aquilo que estava precisando.
 

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Materiais de escritório arquivos, escrivaninhas, cadeiras (os modelos mais anatômicos- Capricórnio costuma sofrer de problemas de coluna)

  • Massageadores

  • Pastas de documentos

  • Secretária eletrônica e Fax

  • Ternos ou tailleurs

  • Camisas e gravatas

  • Assinaturas de jornais

  • Despertadores

  • Cartões de vista

  • Um par de alianças seria realmente encantador!

  • Um relógio de pulso ou um par de brincos discretos (pequenos diamantes ou pérolas)

  • Caderneta de poupança ou mesmo um envelope com dinheiro para ele comprar o que precisa… no caso de Capricórnio não tem nenhuma indelicadeza nesse tipo de presente

  • Necessaires

Cadastre-se para receber nossa newsletter:

Contato

Telefone: (21) 96973-0700

E-mail: comunicacao@marciamattos.com

Redes Sociais:

  • YouTube marcia mattos
  • Instagram marcia mattos
  • Facebook - Marcia Mattos
  • Spotify marcia mattos

© 2019 por Marcia Mattos