Cadastre-se para receber nossa newsletter:

Contato

Telefone: (21) 96973-0700

E-mail: comunicacao@marciamattos.com

Redes Sociais:

  • YouTube marcia mattos
  • Instagram marcia mattos
  • Facebook - Marcia Mattos
  • Spotify marcia mattos

© 2019 por Marcia Mattos

Peixes

19 de Fevereiro a 20 de Março

Peixes é um signo de água, de natureza emocional, maleável e mutável. Sensíveis, sutis, são donos da percepção mais refinada do zodíaco. Podem chegar a ser sensitivos e, até mesmo mediúnicos… se deixarem toda a sua sensibilidade aflorar. Com isto, podem possuir dons paranormais, com capacidade de pressentir o que está por acontecer.

Funcionam como verdadeiras antenas parabólicas e podem absorver todo o tipo de energia do ambiente e das pessoas. As positivas e, infelizmente, as negativas. Por isso, de tempos em tempos, precisam dar um tempo, se afastar, entrar em contato com a natureza, para interromperem o fluxo das energias que absorvem constantemente. O intuito é fazer um tipo de limpeza e purificação. Ficarão melhor assim.

Precisam de constante contato com a água – seu elemento natural. Tomar banho, mergulhar, fazer caminhadas próximas a lagos, rios e cachoeiras ou simplesmente, regar plantas ou lavar louças… Será terapêutico para eles.


Sonhadores, são donos da imaginação mais prodigiosa do zodíaco. Quando a realidade, a sua volta, fica desinteressante… eles se desligam do mundo, e, viajam para um universo de fantasia. Aliás, o difícil é mantê-los em contato com a realidade e com os pés no chão. Quando os problemas surgem, a tendência deles é, ao invés de encará-los e resolvê-los – optam por se proteger, fugir e escapar para um mundo sem problemas – esperando que as coisas melhorem. Sozinhas.

Compreensivos, não costumam julgar ou criticar as pessoas. Sabem se colocar no lugar delas e, como uma pessoa se sente sob determinadas condições.


Bastante influenciáveis, pegam o jeito, e até a pronúncia de quem convivem.Extremamente adaptáveis, seguem a correnteza das águas e a direção dos ventos. Isto é: dançam conforme a música.

São especialmente solidários com as pessoas que estão sofrendo. E, incapazes de negar ajuda a quem precisa. Sua natureza é boa, doce e afável e, podem chegar a ser explorados devido a essa inclinação humanitária.

O Ascendente em Peixes

 

O Peixes é de todos os signos de Água, o mais sensível, imaginativo, emotivo e perceptivo. E é justamente aí que reside sua força e diferenciação: na capacidade de captar as energias externas na sua totalidade e adequá-la às mais diversas leituras: intelectual, emocional, sensorial, artística, psíquica, acadêmica… Por isso mesmo seu ritmo é muito adaptável, mutável, oscilante e emocionalmente instável. Isso faz dele um ser com temperamento muito impressionável, mediúnico, hipersensível, receptivo, moldável e passivo.​

Quando no ascendente, pode revelar uma identidade que conflita entre buscar um sentido sólido e concreto ou transcender os limites da realidade. Para solucionar o dilema é preciso muita consciência de sua parte, considerar que faz parte de um todo maior e se identificar com os três papéis frequentes em Peixes: o de vítima, o de artista ou do salvador da pátria, que se alternam o tempo todo.

Outro lado muito marcante de sua personalidade é o forte instinto assistencial que possui e que o leva a cuidar, proteger e nutrir as outras pessoas, a ser sempre receptivo, a escutar as mazelas da natureza humana, mesmo de pessoas que não são próximas a ele. Ou ainda, a fazer escolhas em que possa praticar esta habilidade assistencial e a sua natural compaixão.

Nos relacionamentos, o pisciano é bastante vulnerável emocionalmente, pois costuma se entregar de corpo e alma aos seus afetos e paixões e se proteger muito pouco contra os efeitos que o outro lhe causa, já que comporta-se sempre mimetizando tudo e todos que encontra e adaptando-se incansavelmente às exigências externas, a ponto de perder a noção dos limites de sua personalidade e atuação. Esse traço faz dele o mais bondoso, agradável, simpático, romântico e poético signo do zodíaco mas, com freqüência, se sente solitário, insatisfeito ou incompreendido pois sua necessidade de afeto e segurança são tão imperativas, que transpõe em muito sua capacidade de lutar pelo que deseja, amoldando-se sempre, mais e mais às vontades alheias.

É muito motivado pelas suas crenças e inspirações e qualquer atitude que adote têm que satisfazê-lo intimamente e fazer sentido. Para isso, conta com as já citadas sensibilidade e percepção, com inteligência emocional, imaginação ativa, criativa e intuitiva, adaptabilidade e ecletismo. Tem senso estético incomum, talento artístico, memória visual, noção de proporção, imagem, cor, ritmo e harmonia que podem ser aplicados em todo tipo de arte.

Peixes também é conhecido por criar ilusões, por “glamourizar” a vida e por recheá-la com muita imaginação, colorindo deste modo a dura e feia realidade que tanto o agride. Isto o leva a viver sempre de forma muito inspirada e poética, o que pode fazê-lo optar por escolhas ligadas ao estilo, à moda, ao cinema, à beleza e cosmética. Gosta de desfrutar dos apetites, dos estímulos sensoriais e estéticos da vida e tem a índole voltada ao divertimento do espírito.

Sua mente possui senso de integração, visão de conjunto e poder de síntese, capacidade de fundir assuntos e elementos, de entender, relacionar e comparar o macrocosmo com o microcosmo, e de criar assim, soluções que beneficiem a muitos, ou que relacionem mundos paralelos, linguagens simbólicas, ou mesmo fatores que só se juntam com conhecimento e sensibilidade.

Possui ainda grande interesse por assuntos ligados ao mar e por crenças ou ideais como teologia, filosofia ou estudo de conjuntos simbólicos. Tem tendências visionárias, habilidades psíquicas e de leitura do inconsciente coletivo, e por isso mesmo pode antecipar tendências, modismos, direções sociais e políticas, ou mesmo utilizar esse faro em atividades metafísicas, ocultas, psicológicas.

Sua presença física exala sempre enorme simpatia e doçura, além de aparentar estar sempre muito longe dali. Sua estatura é de média para baixa, o corpo em geral possui formas arredondadas com tendência à gordura e flacidez, devido ao baixo tonos muscular. O pisciano tem o rosto oval, a pele translúcida, os cabelos claros, sedosos, finos e ondulados, os olhos grandes, claros ou escuros e às vezes violeta. Seu olhar é simpático, sonhador, amável, e pode ser magnético como os de um peixe. Seu nariz é reto e delicado, a boca pequena, fechada com suavidade por lábios carnudos e bem desenhados. O queixo é redondo e pode ser duplo. Normalmente é atraente, delicado e sensual.

Quando consegue conjugar seus sonhos com esforço, pode realizar o que quiser. Se estiver bem equilibrado emocionalmente, possui capacidades quase ilimitadas. Mas deve atentar para a inconstância e para não se envolver em muitos assuntos ao mesmo tempo e não desenvolver nenhum. Além disso, deve perceber que sua necessidade de relacionamentos pode conduzi-lo à abdicação de si mesmo e ao excesso de devoção aos outros. Convém lembrar, no entanto, que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que neste caso pode estar encobrindo um tipo mais ígneo, voluntarioso e decidido, ou mais intelectivo e sociável, ou ainda mais materialista, racional e objetivo. A posição de Netuno, regente do seu ascendente, vai descrever como a personalidade melhor se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade. Como Peixes também é regido por Júpiter, sua posição no mapa natal vai complementar informações sobre sua identidade, interesses e energia física.​

Profissão

 

Dotado de uma sensibilidade única, é geralmente atraído pelo mundo das artes: música, teatro, balé, pintura, e outras mais sutis e abstratas. Roteiristas, figurinistas, seu trabalho se liga ao mundo de sonhos do inconsciente coletivo. Geralmente intui o que vai “pegar”, atuando com êxito em moda, publicidade, e propaganda. Um ator nato, lida diariamente com a ilusão.​

Verdadeiro camaleão, se transforma no que sua fértil imaginação cria. Pode também tornar-se um grande escritor. Faz do sonho uma profissão. Ótimo fotógrafo e cineasta consegue captar a imaginação. Adora o mar. Pode ser um excelente pescador, pois tem a paciência necessária para isso. Ou ainda um oceanógrafo, mergulhador, biólogo marinho ou comandante de navios.

Pode se dar bem como fabricante ou comerciante de bebidas, dono de bar, ou um criativo barman, pois adora drinks e é capaz de fazer as mais sutis e deliciosas misturas.


Sua enorme compaixão pelo sofrimento humano faz com que muitas vezes trabalhe com pessoas necessitadas ou que estejam isoladas e solitárias. Possui o dom natural para entender a alma e uma espécie de sabedoria do “todo”.
 

 

Estilo

Os verdes profundos ou das águas claras; o azul cristalino ou do mais denso anil. As cores do mar. Perfume de incenso, um cheiro de magia. Esta mulher é misteriosa, fantasia pura. É a filha do sonho. Mística, não usa jóias ou bijuterias, somente amuletos, pedras da sorte, metais com vibrações cósmicas. É a filha do astral. Na moda, é claro, adora um clima bem mágico. Os disfarces, o jogo do mostra-esconde, os tons furta-cor, que a cada luz ou ângulo, brilham em cores diferentes. Os tecidos escorregadios, leves, que hora revelam partes do corpo, ora encobrem.​

Alguma coisa flou para vestir essa mulher sonhadora. Transparências discretas, estampas salpicadas de estrelas, luas, luzes. A imaginação sempre trabalhando. As piscianas se vestem como personagens de sua fértil criatividade e saem por aí, fingindo o que não são, fazendo “modelitos”. Muda o personagem, muda o visual. Adeptas irresistíveis da moda, são experts em criar climas e efeitos sedutoramente mágicos com seus trajes. Camaleoas, mutáveis, irresistíveis, a cada nova roupa, uma nova mulher. Supersticiosas, não usam preto na sexta-feira e só entram o ano com a cor recomendada … desde que seja branco.

Férias

 

O pisciano, sensível e camaleão que é, adora lugares onde possa se misturar com o todo, se diluir, se esquecer do mundo. A oportunidade de contemplar uma paisagem e “viajar” nas suas fantasias é muito apreciada por ele. Uma boa sugestão é velejar … simplesmente se deixar levar pela correnteza. Se perder em uma floresta; assistir ao pôr do sol no planalto central; dunas de areia das praias do litoral gaúcho … tudo que convide ao sonho é bem vindo. Também detesta muita disciplina, horários, obrigações e diversas tarefas a cumprir.​

O pisciano prefere ficar ouvindo histórias, lendas, contos, “causos” (cercado de pessoas do povo por quem costuma sentir tanta compaixão), à roda de uma fogueira, sob um céu estrelado e de preferência com uma viola ao fundo… São recomendados os lugares onde não haja luz elétrica ou nada que sugira muito fortemente civilização. Deve evitar a companhia de pessoas muito pragmáticas, muito solicitantes que interrompam seus momentos de silêncio e devaneios.

Todos os locais próximos ao mar são indicados, não necessariamente praias ou litorais “badalados”, mas recantos onde possa entrar em contato com o seu elemento. Laguna, litoral de Santa Catarina, é uma boa pedida. Lá poderá sair mar a dentro de carona com algum pescador. Olinda é outra boa sugestão. E se quiser ir mais longe, não deve deixar de conhecer Veneza, cidade de sonho, quase irreal e extremamente parecida com a natureza desse signo.​

Amigos

 

Idealismo, fantasia e dificuldade de discriminação são marcas piscianas que se refletem também em suas amizades. Este signo não costuma ter muita nitidez sobre o que o cerca e muitas vezes se engana construindo – no seu mundo de sonhos – pessoas que não existem na realidade. Empresta a seus amigos características que eles muitas vezes não possuem e depois, quando se decepciona, costuma pensar “eu nunca podia esperar isso de fulano!”.​

A compreensão e a compaixão são características fundamentais que quando transpostas para o campo das amizades costuma fazer dele um amigo capaz de realmente “sentir junto”, se colocar no lugar do outro, compartilhar profundamente as alegrias e tristezas. Peixes faz ligações “de alma” que muitas vezes não são declaradas ou expressas do modo mais evidente. Não importa; se você é amigo de um pisciano você “sente” que aquele é um vínculo especial. É comum ele se identificar de tal modo com um amigo que passa a falar, andar, se vestir, enfim, ser como ele. Peixes tem uma tendência a se misturar com os outros, não sabe muito bem definir as fronteiras, os limites. Isso também muitas vezes faz com que doe de si mais do poderia e acabe realmente se prejudicando; por isso faça-lhe um favor não aceite tudo que ele lhe oferecer! Ajude-o a avaliar o nível de prejuízo ou de sacrifício pessoal aceitável.

​Peixes dá a maior força
Para que seus amigos vivam e busquem seus sonhos e fantasias, para que glamourizem as experiências, vejam as coisas pelo lado “mágico”, para que se isolem de vez em quando, e se aprofundem em si mesmos. Muitas vezes incentiva o lado artístico de seus amigos, assim como suas buscas espirituais e sua compaixão. Os estimula a buscarem dentro de si as respostas e a conviverem com o silêncio. É comum incentivá-los a deixarem as coisas rolar; a entregar pra Deus, e não tentar controlar as situações. Assim tende a beneficiar a imaginação e o encantamento e amenizar a crueza da vida dos seus amigos.​

Decoração

 

De todos os signos do zodíaco, este é o mais sensível às influências do ambiente. Devido à sua tendência a alergias, e à sua facilidade de contrair doenças provocadas por bactérias, precisam morar e trabalhar em lugares arejados, de preferência limpos e assépticos. É bom evitar tapetes, cortinas ou forrações que acumulam umidade e poeira. Ambientes naturalmente refrescados serão mais benéficos do que os com ar condicionado. Têm necessidade de muito silêncio e privacidade para se reabastecer física e psicologicamente. É interessante que tenham um quarto, ou um escritório só para eles. Precisam ficar um tempo sozinhos para poderem mergulhar nos mares profundos do seu mundo interior.​

Para eles, o que conta mesmo é o astral – da casa, do quarto, da academia de ginástica, de qualquer lugar que eles frequentem. E ninguém melhor do que eles detectar “um bom astral” e manter a vibração positiva, usando e abusando de recursos como: cores, aromas, pedras e cristais, plantas, e toda a técnica do feng-shui. Naturalmente bagunceiro, o pisciano deve ficar atento à sua tendência à desordem. Ambientes desorganizados só aumentam sua predisposição ao caos interior, portanto, podem ser muito negativos para eles. Deve evitar excessos de objetos e bibelôs, tralhas e quinquilharias que ajudam a criar uma atmosfera de labirinto, impedindo que a energia flua. Além do mais uma grande quantidade de objetos capta e conserva muita energia.

De qualquer modo, a água e a música, duas de suas grandes paixões, sempre que possível, devem estar presentes no ambiente em que vive. Grandes aquários, pequenas fontes, caixinhas de música, sinos de vento. Não seria difícil encontrar um piano de cauda na casa de um pisciano. Flautas e trompetes também podem decorar as paredes. Morar de frente para o mar ou perto dele, é sem duvida o mais indicado. Se isso não for possível, deve buscar um espaço onde possa colocar uma pequena piscina, uma fonte ou simples laguinho. Objetos que se relacionem com mar, como conchas ou barcos, também são apreciados por eles. Uma grande banheira pode ser o seu sonho de consumo. No banheiro, as pias e boxes devem ser amplos, com água em abundância, para que possam desfrutar mais e melhor dos momentos ali passados. O vidrotil no banheiro, na cozinha, no hall ou em alguma parede da sala, poderá ser interessante, por fazer lembrar água e umidade. Da mesma forma, pisos e cerâmicas devem ter um brilho sutil, como se alguém tivesse acabado de passar um pano molhado neles. Ambientes que permitam ver, ouvir e sentir a chuva caindo também lhes agradam muito.

A iluminação é um fator importante para criar “um clima”, coisa que eles tanto adoram. Por isso, podem abusar de velas e castiçais e até mesmo de dimers. Uma boa opção são luminárias do tipo “lanternas mágicas” que projetam imagens nas paredes, e também pingentes de cristais que refletem a luz. Nada deve ser denso, pesado ou muito sólido. Ao contrario, deve ser leve, sutil, difuso, inspirando a imaginação. Gostam de todo o tipo de transparências, por sua sutileza. Podem usar tecidos translúcidos em cortinas, toalhas e colchas, além de tapetes de tramas abertas. Suas cores são o azul e o lilás. Podem abusar de acessórios e tecidos furta-cor que variam de acordo com o ângulo e a luz. Imaginativos como são, podem usar a vontade todo o tipo de ornamentos. Têm uma paixão especial por copos e taças de vidro, talvez por serem de um material tão frágil. Pingentes, vasilhas de vidro cheias de pedrinhas de cristal, também agradam ao gosto dos piscianos.

A casa deve ser um lugar de refúgio das pressões do mundo. Por isso, costumam dar um ar de cenário na decoração. De realidade basta a vida lá fora! Como são extremamente visuais, podem explorar bastante as imagens: fotografias, quadros, posters, calendários, etc. Quadros que representam marinas são também uma excelente escolha. Um toque místico, como um pequeno altar ou alguns símbolos e ícones esotéricos podem complementar a decoração de sua casa ou escritório. É interessante lembrar que costumam ter os pés muito sensíveis, de modo que devem dar especial atenção ao piso – ele deve ser agradável ao toque.​

Presente ideal

 

Sensíveis, imaginativos, perceptivos, sutis, influenciáveis, fantasiosos, artísticos, indefiníveis, meio etéreos, místicos, introspectivos, contemplativos, emotivos. Dê presentes significativos, sutis, que valem mais pelo que representam do que pelo valor material.​

Este é o signo mais romântico e sonhador do zodíaco. Dotado de uma imaginação sem igual, o mundo da fantasia e o universo mágico, lhe interessam e encantam.


Sem dúvida é o signo mais ligado à música… cd’s são presentes certeiros para Peixes. Mas por favor, escreva também um cartão, envolva seu presente num clima romântico e glamouroso.​

Normalmente os piscianos são muito tímidos ao receber um presente, mas sentem-se profundamente tocados por esse gesto de afeto.
 

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Aparelhos de som, tocadores de mp3, Disc man, cd player para o carro

  • Instrumentos musicais muitos piscianos têm talento para música, se você acha que ele(a) tem algum em especial mas não desenvolveu, incentive dando o instrumento

  • Câmeras fotográficas e filmadoras

  • Livros de poesia, ou de Histórias Fantásticas (A coleção do Tolkien é uma boa sugestão)

  • Um jantar à luz de velas e uma carta de amor…

  • Livros de gravuras e desenhos ou de fotografia também Histórias em Quadrinhos

  • Filmes ou livros sobre cinema

  • Telescópio

  • Móbiles e sinos de vento

  • Perfumes suaves, aromatizadores

  • Oráculos I ching, tarô

  • Bebidas alcóolicas um bom vinho, um bom licor… um abscinto

  • Material de desenho e pintura