Cadastre-se para receber nossa newsletter:

Contato

Telefone: (21) 96973-0700

E-mail: comunicacao@marciamattos.com

Redes Sociais:

  • YouTube marcia mattos
  • Instagram marcia mattos
  • Facebook - Marcia Mattos
  • Spotify marcia mattos

© 2019 por Marcia Mattos

Libra

23 de Setembro a 22 de Outubro

Libra é um signo de Ar, de natureza racional e imparcial. Cerebrais, desconfiam dos impulsos, dos instintos e principalmente das emoções.

Duvidam do que o coração manda fazer e preferem seguir o que a cabeça decide. Sempre em busca do ponto de equilíbrio e da decisão perfeita, que inclua o maior número possível de possibilidades, sofrem terrivelmente na hora de escolher. Pensam, pensam, pesam tanto que acabam sem saber o que é melhor fazer.

De castigo, parece que a vida lhes provoca e, lhes oferece tudo em pares: dois programas, duas propostas de trabalho, dois amores e duas opções em tudo. E lá vão eles tentando conciliar uma coisa com a outra. Tudo para não se verem obrigados a escolher.
Excelentes parceiros, detestam a solidão e, preferem fazer tudo acompanhados.

O Ascendente em Libra

 

Libra é o signo de Ar mais dado aos relacionamentos e à busca de harmonia e equilíbrio, especialmente no convívio com as pessoas. Seu ritmo é impulsivo e inclinado a atuar sobre os ambientes e as pessoas. Seu temperamento é calmo, amável, flexível e sensível, facilmente influenciável pelas condições externas.

É muito focado na descoberta de sua identidade, que se dá através das relações com os outros, ou através da arte. Buscará sua identidade de forma escolhida, levando em consideração as outras pessoas, seus valores, desejos e idéias, aprendendo a ajustar-se aos outros e a fazer concessões.

O libriano tem forte senso de justiça e direitos humanos, como simboliza a própria balança, que favorecem quaisquer atividades ligadas à justiça. Em decorrência disso, ponderar os prós e contras de uma situação antes de tomar qualquer decisão, é um de seus pontos fortes. Mas nem sempre age ponderadamente, tendendo a precipitar-se na hora H, esquecendo-se assim de suas considerações pregressas.


Sua maior contradição é possuir este senso de equilíbrio, ponderação e justiça mas não conseguir utiliza-lo em benefício próprio, principalmente quando se trata de relações pessoais. O libriano é um excelente teórico e conselheiro, mas tem tanta necessidade de relacionamentos e de companhia que sua vontade de unir-se a alguém o faz se voltar tão intensamente para aquela pessoa, que não raro abre mão de sua vontade para não abrir mão da relação.

Sua maior realização é sem dúvida o amor, os relacionamentos e a harmonia que possa vir a sentir numa relação. Ele sempre se realiza junto com outra pessoa, sua autoconfiança cresce, suas idéias ganham maior dinâmica e eficiência, seu brilho e participação social se acentuam. Mas, é preciso fortalecer sua vontade, sua vitalidade e decisão para não haver a possibilidade de ser sucumbido pela vontade alheia, restando ao relacionamento apenas uma fachada harmônica e equilibrada, destituída de qualquer afeto ou conteúdo.

Libra tem dois grandes caminhos. Ou escolhe o caminho das artes porque tem grande interesse, bom-gosto e talento estético incomum, além de senso de equilíbrio de cores, ritmos e formas, ou pode escolher o caminho dos relacionamentos, relações públicas, diplomacia. Como funciona muito melhor em parceria, sua grande motivação é buscar companhia e complementariedade nas suas atividades em geral. Por isso, tem forte aptidão para lidar com o público ou para conhecer, cuidar, atender, entender ou representar pessoas.

Ele busca harmonia e equilíbrio em tudo, aprecia o conforto e precisa viver cercado de beleza. Gosta de movimento, glamour, lugares públicos e atraentes como festas, eventos especiais, desfiles de moda, exposições, vernissages. Tem sempre capacidade de sedução, amabilidade, boa aparência e refinamento naturais.

Sua presença é sempre charmosa, elegante e refinada. Seu corpo é jeitoso, atraente, bem proporcionado e magro, mas tende a se encorpar com o passar dos anos. Sua estatura é de média para elevada. Sua cabeça é pequena, oval-circular e sua fronte é baixa-larga com temporais proeminentes. As sobrancelhas são ralas e delicadamente arqueadas. Os cabelos são finos e sedosos e os olhos grandes e abertos, claros ou escuros. O olhar é atento, sedutor, fascinante e magnético. O nariz é pequeno e a boca também com lábios bem desenhados. O rosto é fininho, o sorriso é bonito e típicas covinhas se encontram nas faces.

Deve ter cuidado com a preguiça, a auto-indulgência, a indecisão e a tendência a não querer se comprometer. Todas as maneiras possíveis de aumentar sua autoconfiança, otimismo, alegria de viver e espírito de luta são recomendáveis. No entanto, vale lembrar que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que neste caso pode estar encobrindo um tipo mais ígneo,

voluntarioso e decidido, ou mais sensível e vulnerável, ou ainda mais materialista, racional e objetivo. A posição de Vênus, regente do seu ascendente, vai descrever como a personalidade se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade.

Profissão

 

Possuidor de um enorme senso de justiça, o libriano é facilmente atraído para a área do Direito: advogado, juiz, promotor. Naturalmente político, sociável e com um dom único para agradar “gregos e troianos”, é um excelente diplomata ou embaixador. O libriano é a pessoa indicada para atividades profissionais que envolvam conciliações, negociações de paz, fixação de acordos, promoção de alianças.

Ele se realiza principalmente em profissões que lidem direta ou indiretamente com o “belo”. Regido por Vênus, a deusa da beleza e do amor, procura ser fiel a ela em tudo o que faz. A arte em todas as suas expressões tem um forte apelo para Libra. Pode se dar muito bem no mundo da moda, seja criando ou desfilando. Também na criação ou comercialização de cosméticos. Pode produzir incríveis embalagens ou harmoniosas vitrines – é especialista em fazer com que algo se torne agradável aos olhos, e possui um profundo senso estético. Deste modo, também pode tornar-se um excelente cabeleireiro. É a pessoa indicada para formar sociedades, são ótimos sócios e parceiros nos negócios pois preferem sempre trabalhar em equipe. Seu lema é: “tudo se faz melhor a dois”. Mesmo que não esteja atuando diretamente na área da estética, é importante que seu ambiente profissional seja bonito, sofisticado. Ele produz melhor assim.

 

Estilo

Refinada, sofisticada, chique. Pode-se falar assim das librianas sem medo de errar. Ligam muito para elegância, gostam de estar muito bem vestidas e são muito exigentes com o que usam. Extremamente estéticas, amam o que é bonito e não medem preço quando alguma coisa lhes agrada. São mulheres de muito bom gosto e sempre solicitadas a dar opinião nas compras das amigas. Prezam a harmonia total, nas formas e nas cores. Nada de ressaltar, chocar, destoar. Qualquer excesso é condenável. Tudo deve combinar. Gostam de roupas ton-sur-ton, peças de uma cor só (look total), dos pés à cabeça. Conjuntos de calças e blazers são obrigatórios em seu guarda-roupa. Capazes de requintes incríveis como combinar o forro do sapato (que ninguém vai ver) com a vira da camisa.

São loucas por casamento – em todos os sentidos -, se por exemplo, estiverem com meia rosa, a calcinha certamente será da mesma cor ou terá um detalhe em rosa. A melhor combinação para Libra é duas peças, combinar uma peça com a outra. Adoram um básico chique, bem urbano: uma calça preta e uma blusa branca. Sempre bem vestidas, preferem o estilo clássico, com peças em linho, de estilo elegante, próprias para seu jeito de ser. Cores claras, tendendo para os pastéis. Adoram lingerie, seda, cetim, renda, tudo finíssimo e delicadamente perfumado. Sempre muito caro.

Incapazes de escolher, acabam sempre comprando em dupla; sapatos, camisas, biquínis. Às vezes ainda se arrependem e voltam à loja para fazer a troca.

Férias

 

O libriano, com sua natureza sensível, precisa estar sempre cercado de beleza e harmonia, para melhor preservar seu equilíbrio. Recomendamos férias em lugares de estilo, sofisticados e elegantes, que combinam com seu refinamento natural. Regiões com belas paisagens, praias limpas e lindas assim como as pessoas. Definitivamente deve evitar as férias solitárias. Melhor cercar-se de amigos, ir acompanhado, ou para locais onde possa encontrar pessoas. O libriano é um ser absolutamente social e conjugal. Para ele, tudo se faz melhor a dois.

Deve fugir dos locais onde tenha de brigar por um espaço para se sentar, comer, ou onde o respeito pelos direitos dos outros sejam descumpridos. Deve dar preferência aos ambientes onde as pessoas sejam agradáveis em todos os sentidos, física e mentalmente. Gosta de convidar e ser convidado para jantares, almoços, reuniões e festas. É muito importante para o libriano fazer contatos com os outros e trocar gestos de recíproca amabilidade.

Angra dos Reis, Petrópolis, Ilha Bela, Campos do Jordão onde o astral das pessoas é super acolhedor a um bom papo e à novas amizades. Porto Seguro, também, que ainda oferece uma bela paisagem natural maravilhosa. Entre as escolhas internacionais, Paris, capital do bom gosto, e Florença, um centro cultural e das artes. Uma boa dica é a Bahia. É uma boa ideia alugar, junto com amigos, uma escuna ou um saveiro e visitar as ilhas de Itaparica e da Maré. E retornar só no final da tarde para assistir o deslumbrante pôr do sol na entrada de Salvador. Beber água de coco, com flores no cabelo. Imaginou?

Amigos

 

Libra tem um sentido inato de respeito pelo outro e detesta ser inconveniente. Por mais íntimo que seja, sempre manterá um certo afastamento “polido”. Dotado de um senso inato de parceria, sabe perfeitamente que uma das regras básicas da convivência é ser capaz de ceder e levar em consideração o que o outro deseja. Assim, não costuma impor suas vontades e usa o máximo de gentileza e ponderação nos seus relacionamentos.​

Seu refinamento, educação e cordialidade faz com que seja excelente companhia para eventos sociais. Muito agradável, Libra mantém conversas com facilidade, dificilmente dá “um furo” ou causa algum tipo de constrangimento ­ costuma fazer uma “bela figura”. Possui uma tremenda habilidade social e é realmente muito talentoso na arte de se relacionar. Mas não é o melhor amigo para ajudá-lo a resolver um dilema, geralmente vê os dois lados de todas as situações e acaba dificultando as decisões. Também não prima pela sinceridade ou espontaneidade, suas opiniões nem sempre são as mais verdadeiras. Ele tem pavor de ser indelicado! Portanto, não espere que ele lhe diga sinceramente que o seu corte de cabelo ficou horrível! Diante de uma pergunta que exija uma resposta objetiva e direta Libra tende a desconversar ou amenizar.

Costuma marcar mais de um programa ao mesmo tempo, cria laços de dependência com os amigos, quer satisfazer a todos e muitas vezes “dá bolo” por dificuldade de dizer que não quer ir a determinado lugar.

​Libra dá a maior força
Para que seus amigos desenvolvam o bom gosto, o refinamento, cuidem da aparência, sejam gentis, em suma, que saibam seduzir os que estão à sua volta. Incentiva seus amigos a verem o lado do outro, a aprenderem a ceder, a serem ponderados e a pensarem duas vezes antes de agir. Assim, tende a beneficiar o bom-senso e a amenizar as situações de confronto dos seus amigos.

 

Decoração

Os Librianos preferem os tons pastéis, próprios da meia estação. Amantes dos ambientes elegantes e bem decorados, preferirão sempre as linhas equilibradas que se harmonizam e não contrastam entre si. Gostam de ambientes com poucos objetos. Donos de um incomparável bom gosto, é indispensável que o ambiente onde trabalham ou moram seja bonito. São esteticamente muito rigorosos. Tudo que têm em casa é de bom gosto, do guardanapo à lata de lixo. Tons de rosa e lilás são bem adotados pelo libriano, amam as flores e tudo que adorna e enfeita e dá um toque “chique” ao ambiente. Adoram pisos de granito, bege e preto. Sempre se guiam pela aparência e pelo efeito estético.

Privilegiando sempre o que as coisas têm em comum, sabem encontrar harmonia em tudo, conseguindo até misturar xadrez com floral! Sabem, como ninguém, combinar os mais diversos estilos, objetos e cores. Tudo combina, o cinzeiro com tecido do sofá, a franja do tapete com a borda da cortina etc… Nenhum elemento é usado gratuitamente. Sendo donos de um enorme senso de proporção, conseguem sempre manter o equilíbrio do conjunto de modo que nada se destaca ou prevalece. Dessa forma, tudo terá seu par complementar: Mesinhas laterais, castiçais, enfeites, almofadas, poltronas, descanso para os pés… Uma peça só tem sentido na relação com outra e não isoladamente.

Como funcionam melhor em dupla, eles sempre pensarão num espaço para “o outro”. Sua medida nunca é individual – no mínimo dois lugares para tudo! Os ambientes sociais da casa, como a sala de estar, são muito importantes para o gregário signo de Libra que adora receber. Serão necessários armários com muitas portas, pois como costumam ter uma vida social intensa, geralmente possuem muitas roupas e acessórios. A casa de um libriano nunca fica pronta – ele a faz e refaz muitas vezes até ficar satisfeito e pode levar muito tempo até se decidir sobre qualquer coisa. Não gostam do básico nem do obviamente funcional. Todos os detalhes revelam pesquisa e sofisticação.

Presente ideal

 

Sofisticados, sociáveis, relativistas, justos, ponderados, polidos, gentis, conjugais, vaidosos, refinados, elegantes. Não dê nunca a um libriano algo de “gosto duvidoso”… para não errar, escolha o clássico. Vá sempre no “seguro” roupas, bolsas, sapatos de griffe… qualquer que seja o presente, compre-o em uma loja sofisticada e notoriamente de bom-gosto ou chique.

Ao lhe dar algo, seja discreto, polido e escolha o momento adequado (nada de lhe dar o presente no meio do jantar ou desembrulhar para ele enquanto ele dirige o carro). Jamais faça estardalhaço ao dar ou receber algo de um libriano ele detesta exageros em todos os sentidos. Também não é um signo muito afeito a surpresas, não sabe muito bem o que fazer nesse tipo de situação e costuma ficar constrangido.

Com o seu charme social característico e seu grande savoir-faire e conhecimento da arte de se relacionar, pode ter certeza que ele não esquecerá a data, nem vai deixá-la passar em branco. Portanto, prepare o presente!

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Objetos de arte

  • Assinaturas de revistas de arte e decoração

  • Livros de arte ou design de modo geral

  • Produtos de beleza

  • “Bancar” aquela plástica ou lipo que ele(a) está querendo fazer

  • Flores (a mais clássica gentileza… uma boa ideia é mandar flores durante o dia e lhe dar algum presente à noite)

  • Jantar em um restaurante sofisticadíssimo

  • Móveis assinados

  • Cigarreiras

  • Se por acaso você pensou em lhe dar um computador… escolha um Macintosh

  • Canetas tinteiro… ou… que tal uma Mont Blanc?

  • Um tabuleiro de xadrez ou gamão

  • Roupas de tecidos e padrões clássicos e cores discretas