Câncer

20 de Junho a 22 de Julho

Câncer é um signo de Água. E como todo signo de Água absorve tudo o que acontece a sua volta. Como uma esponja. Acaba se envolvendo profundamente com tudo e todos com que convive: amigos, empregados, familiares, filhos, colegas de trabalho e naturalmente os parceiros.

Têm uma dificuldade muito grande de entender que os outros não se envolvam tanto quanto eles. E muitas vezes se magoam com isto. Aliás, muito sensíveis, se deixam magoar com facilidade e muitas vezes ficam remoendo esta mágoa por anos a fio. Ficam ressentidos quando as pessoas não os tratam com a mesma gentileza, atenção e cuidado com que eles se dedicam aos outros.

Donos de um forte traço maternal, os cancerianos são acima de tudo protetores. Sabem como ninguém consolar alguém, aliviar-lhe a ansiedade, a dor e o medo e dar-lhe um confortável abrigo emocional. Ninguém se sente desamparado e carente ao lado de um canceriano. Sabem criar um ambiente envolvente, acolhedor para fazer as pessoas se sentirem muito bem e protegidas. Formam laços profundos e vínculos íntimos com os outros.

Têm uma habilidade toda especial para aproximar as pessoas deles e envolvê-las em seu doce ninho. A casa do canceriano é o seu porto seguro e dificilmente encontraremos um lar mais cômodo e aconchegante do que o deles. Tudo o que o mundo externo pode lhes negar ou ameaçar, eles criam na atmosfera segura de suas casas.

São colecionadores natos e adoram juntar coisas, trecos, lembranças… tudo o que lhes recorde o tão precioso passado. Sentimentais e nostálgicos gostam de rememorar os velhos bons tempos e de fantasiar o passado, que, então, nem parecia assim tão bom!
Sonhadores, perdem às vezes muito tempo imaginando situações que no final das contas não vão acontecer. Não podemos chamá-los de realistas – este adjetivo é reservado aos capricornianos – seu signo oposto.

 

O Ascendente em Câncer

Câncer é um signo do elemento Água, dotado de grande sensibilidade tanto para captar suas percepções internas bem como as das pessoas e circunstâncias à sua volta. Seu ritmo é impulsivo e decidido sempre que reage emocionalmente, mas variável e oscilante com relação ao humor. Seu temperamento é tranqüilo, afável, introvertido e introspectivo. Com Câncer no ascendente, a pessoa evita confrontos e conflitos mas pode vir a desenvolver uma casca dura para se proteger do mundo externo ou desenvolver meios de utilizar sua sensibilidade, liberando de um modo ou de outro os seus sentimentos.

Precisa sempre se sentir seguro e integrado, se identificar com os ambientes que frequenta e com as pessoas com quem se relaciona. Por ser muito ligado ao passado e às suas origens, pode sofrer influência da sua família nas suas escolhas em geral e não raro se dedica a atividades com os membros de sua família. Isso nada mais é do que forte instinto para cuidar, amparar e proteger pessoas, principalmente mulheres e crianças, o que faz dele o tipo ideal para as atividades assistenciais ou que exijam cuidados materiais, abrigo, proteção, alimento, conforto e carinho a pessoas em geral.

Todo canceriano de ascendente sabe dar e receber conforto, principalmente emocional. Mas aprecia também e muito o conforto de uma boa mesa, de boa acomodação e principalmente de uma cama quentinha. Se for um tipo mais egoísta, pode buscar abrigo e cuidado de modo impulsivo, sem no entanto saber retribuir, exalando sempre um ar infantil e desprotegido, buscando incessantemente alguém que se responsabilize por ele, como uma criança a ser protegida. Na verdade, ele busca segurança emocional em tudo o que faz.

O contato com o passado, com os membros da família ou o interesse pelos assuntos ligados a casa, propriedades e imóveis visam a formar uma base emocional segura, em que as oscilações de ânimo e de humor não tenham espaço para existirem. Por isso, seu grande interesse na psicologia, na natureza humana, nas ciências ocultas e nos assuntos assistenciais, que tanto d!ao suporte ao ser humano.

Sua natureza é eminentemente emocional e seus sentimentos predominam sobre a razão e a mente. No entanto, possui muita criatividade, mente imaginativa, ativa e criativa, além de muita memória, senso de conservação, capacidade de integração e adaptabilidade. Seus interesses e habilidades passam também por atividades em que possa desenvolver a intimidade com pessoas e situações.

Possui uma natureza muito oscilante, humor inconstante e variável, fruto de sua sensibilidade, que busca intermitentemente suas sensações de si mesmo, suas emoções momentâneas e o atendimento de seus caprichos. Esta oscilação às vezes o leva a reações rancorosas, birrentas, melindrosas ou infantis, mas que não persistem muito tempo a menos que se sinta menosprezado e desrespeitado em suas emoções. Afora isso, costuma ser receptivo, passivo, dócil, tolerante, acolhedor e compreensivo com as falhas e imperfeições humanas.

Com Câncer no ascendente, a energia vital é baixa e vulnerável e a presença física é suave, receptiva e agradável. No entanto, vale lembrar que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que neste caso pode estar encobrindo um ser mais ígneo, voluntarioso e decidido, ou mais materialista, racional e objetivo, ou ainda mais intelectual, ágil e sociável.

Sua estatura é mediana, o corpo possui formas arredondadas, às vezes assimétricas e às vezes flácidas, com tônus muscular sempre baixo. O rosto é bem redondo, a fronte é larga e muito curva, além de ter grandes bochechas. O cabelo é ralo, claro, loiro, sendo raramente escuro. Os olhos são grandes, destacados, claros e o olhar é vago, sonhador e submisso, às vezes magnético.

As sobrancelhas são ralas e arqueadas, o nariz é arrebitado, a boca pequena e carnuda, o queixo redondinho, chato ou duplo e a pele sempre clara e macia. Há uma certa desproporção entre o tronco e os membros, que em geral são compridos, com mãos em forma de caranguejo.

Há também certa tendência a ter o abdômen pronunciado e a acumular peso devido ao excesso de alimentação. Sempre causa empatia nas pessoas, mas deve aprender seus ritmos cíclicos e lunáticos, aceitando que assim como as marés, oscila entre arriscar-se ou retirar-se do mundo para refazer suas baterias. Deve também estar atento para que sua vida pessoal ou emocional não prejudique a vida produtiva e profissional. A posição da Lua, regente do seu ascendente, vai descrever como a personalidade se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade.

Profissão

 

Regido pela Lua – corpo celeste astrologicamente associado, entre outras coisas, ao povo -, o canceriano costuma ser bem sucedido em atividades que lidem com público ou clientela (recepcionista, aeromoça, comissário de bordo, comerciante, político, etc.). Também costuma se destacar nas áreas de hotelaria e gastronomia, pois possui grande habilidade de “receber” as pessoas, criando um ambiente agradável, familiar e acolhedor.

Atraído pelo passado, sente-se fascinado por museologia, arqueologia, história e antropologia. Colecionador inato, costuma conservar peças raras e valiosas, pode, portanto, ser um excelente antiquário, ou ainda trabalhar com o comércio de roupas usadas ou feiras de antiguidades.

O canceriano é muito ligado à casa. Desse modo, profissões como arquiteto, decorador, criador de ambientes lhe caem muito bem. Ninguém rivaliza com ele na noção, quase atávica, de lar e na concepção de espaço para se morar. Pode se destacar como cenógrafo (no Cinema, Teatro ou tv), sendo capaz de recriar, primorosamente, trajes, objetos, usos, costumes e ambientes de época. Sensível à expressão artística (literatura, poesia, etc.), o canceriano tem grande talento nessa área.

 

Estilo

Corajosamente românticas, as cancerianas são fiéis à moda retrô. Casacos justos com ombreiras, inspirados em Lauren Bacall, roupas vendidas em antiquários – seda, linho, renda – tudo com botões de época, autênticos. Saches perfumados enchem suas gavetas, lencinhos bordados estão sempre em suas bolsas. O perfume é delicado, feminino. Usam colares de pérolas, anéis ou pulseiras de prata antiga que certamente pertenceram a alguma bisavó. Ou um brinquinho de quando eram bebê.

Preferem os tons pastéis, o branco, o lilás, o rosa. Na maquiagem escolhem os enfumaçados que realçam seu ar sonhador e expressivo. Pregas, plissados, bordados, blusas fechadas por broches, meias de seda, o mais puro mohair numa suéter alvíssima. Enfim, tudo que se costuma chamar de convencionalmente feminino, sempre bem comportado. Adoram as rendas pelo seu romantismo; as sedas pela suavidade; as lingeries e os cetins. São capazes de usar camisolas com frufrus e chinelinhos com fitas coloridas.

Os cabelos são femininamente longos e, sempre que possível, terão cachos ou ondas largas. Tudo devidamente arrumado. Não jogam nada fora, costumam conservar vestidos que usaram na adolescência. Não conseguem se desfazer de nada, já que tudo para elas guarda uma lembrança, uma memória.

Férias

 

Os lugares com tradição e uma história própria atraem o canceriano. Retornar aos locais onde passou a infância, a casa de campo da família ou da melhor amiga(o) do colégio. Nessas situações se sente bem, amparado, protegido e pode passar horas conversando com a velha cozinheira. Cantinhos de sonho, românticos, com riachos para molhar os pés, lagos, belas paisagens, cachoeiras ao luar. Sempre perto da água – seu elemento natural.

Extremamente sensível ao ambiente e aos humores do lugar, não deve tirar férias onde haja muita agitação ou onde seja necessário ter “espírito esportivo” para enfrentar sucessivos contratempos. O canceriano leva muito tempo para digerir as coisas que acontecem à sua volta. Deve evitar a companhia de pessoas agressivas, que estão o tempo todo ferindo seu doce e frágil coração. As despedidas são sempre dolorosas. Partir é complicado para ele que costuma se apegar e criar laços, deixar raízes por onde passa.


Uma boa sugestão é visitar castelos, museus, fazendas onde a Casa de Engenho seja autêntica, como em Minas ou no Nordeste. Conhecer lugares onde se cultive uma tradição, costumes do povo ou folclore. Festas regionais (gaúchas, nordestinas), civilizações antigas (Peru, Bolívia). Portugal com sua forte tradição. Hotéis coloniais autênticos, com camas de dossel. Castelos românticos. Engenhos do século XVIII. Praias desertas. Casas de campo – quarto no sótão com teto inclinado. Ou ainda, Recife, Salvador, Ouro preto, Alcântara, onde o passado está presente. Para atender ao lado eternamente infantil de Câncer, não é desaconselhável uma viagem à Disneyl.

Amigos

 

Tende a desenvolver relações de parentesco com seus amigos. Eles acabam virando parte da família. Adora o sentimento de intimidade, de pertencimento. Sua concepção de amizade inclui fortemente a ideia de apoio e proteção. Busca segurança e amparo. Costuma ver a casa de um amigo como um segundo lar para onde pode se mudar de “mala e cuia” quando se sente de algum modo carente. Mas também tem o costume de abrigar os amigos, de quase de “adotá-los”, excedendo-se em cuidados e preocupações, provendo-os com o que for necessário.

Câncer tem um forte vínculo com o passado e preza demais suas memórias ­ costuma “colecionar” amigos de infância. É com os “velhos” amigos, relembrando os “bons tempos” que ele costuma “recarregar suas baterias”. Sua memória não permite que perca a sensação de intimidade com alguém por mais tempo que passe sem encontrá-lo. Seu excesso de sentimentalismo pode causar dificuldades, tornando-o muito demandante e fazendo com que às vezes ultrapasse algumas fronteiras pertinentes às amizades.

​Câncer dá a maior força
Para que seus amigos cuidem da sua vida sentimental, “ouçam” as suas emoções, busquem o bem-estar afetivo. Costuma incentivar seus vínculos amorosos e qualquer situação que os faça sentirem-se acolhidos. Assim, tende a beneficiar o bem-estar interno e a amenizar a sensação de desamparo dos seus amigos.

 

Decoração

Ninguém é mais zeloso do que o canceriano quando se trata de interiores, espaços e ambientes. É quase um arquiteto nato. Os cancerianos gostam de misturar peças, móveis e quadros antigos, para dar uma marca de passado ao espaço onde vivem. Por isso, também adoram piso de madeira, portas e janelas de demolição Fotografias também são uma forma de preservar a memória do passado, por isso não faltarão na casa e escritório de um canceriano. Sabem, como ninguém, fazer um ambiente gostoso, íntimo e aconchegante. Tapetes, cortinas e almofadas são ingredientes indispensáveis para compor esse tipo de ambiente.

Eles têm tendência a juntar muitas coisas. Possuem inúmeros “objetos de estimação”. E uma enorme dificuldade de jogar fora qualquer coisa. Resultado: Sua casa ou escritório correm o risco de ficar cheios de cacarecos inúteis, mas de um valor afetivo inestimável. O ambiente onde vivem é sempre muito pessoal, cheio de valor afetivo. Gostam mais de espaços pequenos e muitos cômodos do que uma ou duas grandes peças.

Adoram os prédios antigos, com ambientes ornamentados com sancas e marcas de uma arquitetura anterior. O banheiro, a cozinha e o quarto receberão mais atenção do que a sala ou o escritório, por exemplo, porque representam mais intimidade. Adoram dormir e tomar banho, daí darem importância fundamental ao quarto e o banheiro. Vão sempre preferir viver perto da água – e podem usar e abusar de pequenas fontes como elementos de decoração, para ficarem perto dela. Costumam usar muito o branco e os tons rosados, assim como as pátinas e técnicas de envelhecimento. Adoram antiguidade e as adquirem em brechós, feiras e antiquários. Gostam de cestinhas, gavetinhas, caixinhas, objetos de madrepérola ou conchas. As louças antigas ou de motivos antigos são as mais apreciadas e as roupas de cama românticas, como o linho e as rendas. Também adoram padronagens românticas, principalmente as florais. Os quadros podem ser antigos ou ao menos terão molduras antigas, o mesmo para os porta-retratos. São friorentos e apreciarão as mantas para se aquecerem na sala e cobertores macios no quarto. A prata é o seu metal favorito, assim como o cristal é a sua pedra.

Presente ideal

 

Sonhadores, românticos, emotivos, instáveis, caseiros, maternais, acolhedores, protetores, afetuosos. Para um canceriano, um presente é acima de tudo uma demonstração de afeto. Por isso, seja muito carinhoso(a) e afetuoso(a) ao lhe dar algo e procure dar presentes que tenham um valor afetivo.

É um signo muito caseiro, que dá grande importância à intimidade e adora sentir-se acolhido, protegido, perto das pessoas que ama.


Câncer tem um gosto mais romântico, ou mais tradicional. É um signo muito vinculado ao passado e às suas raízes. Feiras de antiguidade são um bom lugar para lhe comprar um presente. Adora coisas que possuam uma história, que já estejam há muito tempo na família ou que tenham um valor sentimental para alguém.


No universo deste signo, a palavra “presente” assume o verdadeiro sentido de “lembrança”, um bem material carregado de memórias e que vai fazê-lo “lembrar” de você para sempre.

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Álbum de fotografias, porta-retratos

  • Câmeras e filmadoras

  • A Árvore Genealógica da família

  • Uma cadeira de balanço

  • Bijouterias de prata, colar de pérolas, enfeites de madrepérola (esses materiais estão associados à Lua, regente de Câncer)

  • Baús, caixas de vários tipos e tamanhos

  • Livros de culinária, de poesia ou romances

  • Um “baleiro” (daqueles que giram)

  • Um aparelho de jantar

  • Um pijama daqueles antigos de listras / uma camisola com rendas e babados … ou simplesmente um pijama / uma camisola de seda

  • Uma foto de vocês juntos emoldurada ou uma colagem com fotos, entradas de teatro que vocês foram juntos, algum bilhete ou recado, pedaços de poesia, a embalagem do chocolate preferido de um dos dois, o logo do restaurante ou bar onde vocês se conheceram ou costumam frequentar, etc.

Enfim, as memórias e a história de vocês (aliás, com um bom scanner dá pra fazer coisas geniais desse tipo! E inclusive scannear pequenos objetos)

Cadastre-se para receber nossa newsletter:

ALERTA MÁXIMO: Receba semanalmente por WhatsApp conteúdos exclusivos em primeira mão

Contato

Telefone: (21) 96973-0706

E-mail: comunicacao@marciamattos.com

Redes Sociais:

  • YouTube marcia mattos
  • Instagram marcia mattos
  • Facebook - Marcia Mattos
  • Spotify marcia mattos

© 2019 por Marcia Mattos