Cadastre-se para receber nossa newsletter:

Contato

Telefone: (21) 96973-0700

E-mail: comunicacao@marciamattos.com

Redes Sociais:

  • YouTube marcia mattos
  • Instagram marcia mattos
  • Facebook - Marcia Mattos
  • Spotify marcia mattos

© 2019 por Marcia Mattos

Aquário

20 de Janeiro a 19 de Fevereiro

Aquário é um signo de ar, de natureza mental, elétrica e irrequieta. Cerebrais, precisam pôr de lado o coração, os instintos e as emoções para funcionarem bem. Confiam exclusivamente na cabeça, que aliás, lhes é bastante favorecida. Do contrário, nada dá certo.


Precisam de liberdade, espaço e movimento – igualzinho ao elemento que os rege – o Ar. Sufocam com facilidade, sentem-se presos e controlados por nada. Não gostam nem mesmo de dar satisfações, dizer onde vão ou a que horas voltam. Preferem estar soltos e sem planos, para ir vivendo as situações à medida que elas surgem ou, que eles tenham vontade de aderir. Do contrário, se sentem vigiados e pressionados. Quando isto acontece, sua tendência será cair fora.

Se quisermos ter um aquariano perto de nós e, fazendo parte do nosso convívio, devemos deixa-lo à vontade, para ir e vir. E, sobretudo sem perguntas ou explicações. Por outro lado, ninguém nos deixará tão livres e soltos, para fazermos o que nos der na telha, do que um aquariano. Improvisar, deixar para resolver alguma coisa na última hora, deixar as situações em aberto, sem definir compromissos e horários… são típicos comportamentos aquarianos.
 

O Ascendente em Aquário

 

Aquário é um signo de Ar que enfatiza a capacidade mental, a expressão intelectual, a sociabilidade e os relacionamentos em grupo. Com uma identidade particular, substitui a subjetividade por uma visão ampla de conjunto, um interesse pelo contexto social e uma preocupação em contribuir para melhorar o funcionamento do todo maior. Sendo assim, encara a vida de modo objetivo e impessoal. Seu ritmo é concentradamente mental, o que o faz abstrair o lado prático da vida, tornando-se original na maneira de conduzir sua existência, sendo sempre reconhecido no meio social como diferente e excêntrico.​

É inovador, inventivo, independente, excitado mentalmente e dado à mudanças repentinas. Com freqüência demonstra rebeldia, indisciplina e transgressão às regras e limites. Preserva sua independência, autonomia e liberdade a tal ponto que não raro se isola do contato humano, refugiando-se em um mundo imaginário ou em posição mais elevada, onde possa de longe apenas aconselhar os outros, sem que seja necessário um contato humano mais estreito.

É bom nos relacionamentos, valoriza muito o ser humano, trata os outros com amabilidade e generosidade, mas como possui forte crença na igualdade social, trata todos não diferenciadamente, com distância e certa frieza. Busca beleza e harmonia nas relações em geral, mas como costuma generaliza-las, as mesmas acabam perdendo sua força e especialidade e, muitas vezes, o aquariano colhe conflitos ou provoca rompimentos inesperados por sua falta de sensibilidade.

Mas é preciso ressaltar seu talento para desenvolver amizades e seu temperamento fiel, compreensivo e bondoso, determinado a não comungar com a rigidez e a hipocrisia, fazem dele muito tolerante com relação às pessoas queridas, chegando mesmo a ser doce. Não raro, o aquariano é reconhecido como o líder entre os amigos, pois trata as relações humanas com muito humanitarismo e fraternidade.

Por possuir superioridade intelectual, muita criatividade e muita intuição, destaca-se sempre na atividade profissional, onde sua inteligência brilha e onde pode aplicar com facilidade sua originalidade de idéias e conceitos. Isso favorece atividades de estudo, aplicação e pesquisa de ciências humanas, sociais, econômicas, políticas. Busca sempre se diferenciar, atua de modo sempre fora do comum e prefere profissões que preservem a independência e a autonomia, sem cartão de ponto, em horários não usuais.

Por ser intuitivo, é sempre voltado para o futuro, o que lhe dá grande capacidade de planejamento, desenvolvimento, modernização e inovação de processos, antecipação de tendências e tecnologias, como necessário às atividades voluntárias em instituições que defendam pessoas, minorias ou causas sociais, ecológicas ou políticas.


Sua capacidade mental é tão vasta que atinge percepções bastante agudas da realidade, ressaltando suas imperfeições e demonstrando sua mediocridade. Costuma demonstrar inconformismo com situações onde existam limitação ou onde a questão prática inviabilize suas idéias que de tão criativas, sempre extrapolam a realidade. Desse inconformismo decorrem rompimentos e transformações, atitudes adotadas sempre em nome da verdade e da liberdade.

A aparência física do aquariano é sempre incomum e varia bastante em termos físicos. Sua presença é agradável, um tanto desleixada, mas muito radiante e com modos harmoniosos. Cabe lembrar que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que neste caso pode estar encobrindo um tipo mais sensível e vulnerável, ou mais ígneo, voluntarioso e decidido, ou ainda mais materialista e objetivo.

Sua estatura é mais para alta, o corpo bem proporcionado, a cabeça volumosa e bem moldada, cabelos claros, vermelhos ou acinzentados, o rosto ovalado, a testa larga e a pele clara. As sobrancelhas são finas, arqueadas ou angulosas, não muito distante dos olhos, que são claros, grandes e expressivos, com olhar franco, penetrante e resoluto. Nariz grego, lábios bem desenhados e queixo saliente. A posição de Urano, regente do seu ascendente, vai descrever como a personalidade melhor se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade. Como Aquário também é regido por Saturno, podem haver tipos mais rotineiros. Sua posição no mapa natal vai complementar informações sobre sua identidade e energia física.​

 

Profissão

Sempre à frente de seu próprio tempo, é comum encontrá-lo em atividades ou projetos de vanguarda ou de algum modo revolucionários. Ciência, computação e tecnologia são áreas onde costuma se destacar. Apaixonado por máquinas, botões, fios e toda a parafernália técnica tão comum nos dias de hoje. Também pode ser um ótimo criador, programador ou técnico de iluminação, som, tv, pois sente verdadeiro fascínio por tudo que é elétrico/eletrônico.​

Odeia a rotina, o sentido de obrigação, a hierarquia e horários. Prefere trabalhar como free lance ou colaborador em uma empresa. Enquanto funcionário ou empregado, é comum entrar em conflito com patrões, tanto por seu espírito anárquico quanto por uma natural tendência a lutar por direitos mais socialistas em defesa dos fracos e oprimidos. Está naturalmente atento ao coletivo e às necessidades da comunidade.

Atividades “fora do padrão” costumam lhe atrair. Se dá muito bem também em profissões mais “marginais” como músico, ator, poeta. Nelas pode encontrar as duas coisas mais preciosas para Aquário: liberdade e espaço para expressar sua criatividade. Detesta atividades repetitivas e é verdadeiramente obcecado pela ideia de originalidade.


Costuma mudar bastante de profissão ou buscar alguma onde haja um constante processo de mudança – como a ciência ou a arte. Pode se envolver em muitos projetos de pesquisa e lançamento de produtos que só serão “digeridos” ou apreciados muitos anos mais tarde, pois o aquariano tem uma visão futurista.

 

Estilo

Irreverentes, as aquarianas são as rainhas do kitsch. Não seguem a moda; criam, inventam, preferem o que ninguém está usando, o que já passou ou o que ainda virá. São super criativas. Inovadoras, fazem combinações surpreendentes, e o resultado é uma roupa original, que não se vê em nenhuma vitrine. Aquário detesta a normalidade, o comum. Impossível prever o que elas fazem com algumas peças básicas, misturando diversos estilos e improvisando novos visuais. por exemplo, uma calça clássica com uma jaqueta arrojada, ou uma roupa de renda com uma jaqueta de couro.​

Quem gosta de quebrar, de romper com o básico, com o tradicional, com o esperado é Aquário. Adoram vasculhar pontas de estoque, lojas de departamentos, butiques de roupas usadas, fábricas. Encontram coisas incríveis e acrescentam sempre algum detalhe muito pessoal. São capazes de fazer um vestido de festa a partir de uma velha cortina, ou uma saia genial de uma camisola de cetim. Odeiam massificação, o produto acabado. Surpresa e inovação, sempre.

 

Acreditam na inversão dos costumes e nada do que está previsto na chamada legislação da moda é seguido por elas. Rebeldes, costumam usar camisetas com inscrições político-sociais como “Viva o verde!”, ou “Abaixo a bomba” etc … Tatuagens, outra paixão da mulher de Aquário – antes de todo mundo usar, é claro. Sempre um toque futurista. Elas são assim. Viva os aquarianos com sua capacidade criativa na moda!

Férias

 

O aquariano convive diariamente e muito bem com o inesperado, com o improviso, com o surpreendente e incomum. Suas férias, portanto, não podem fugir à regra, e são geralmente desprogramadas. Deve procurar lugares novos, pouco frequentados, que ainda não foram descobertos por nenhuma coluna de turismo de jornal.​

Gosta de locais “liberados”, onde todo mundo anda a vontade, com quem quer, onde os comportamentos de vanguarda são incentivados. E onde cada um faz questão de ser o mais original, excêntrico e o mais autêntico possível. Também adoram o que é insólito, surrealista, e situações fora do normal. Uma boa sugestão são as praias de Maceió, onde, em determinada hora, a maré baixa e é preciso avançar bastante para banhar-se … e, de repente, a maré sobe pegando muita gente de surpresa! Angra dos Reis e a cachoeira que cai no mar proporcionando um banho ao mesmo tempo de água doce e salgada. Enfim, lugares onde haja fenômenos incomuns da natureza capazes de surpreender. O aquariano também poderá se apaixonar por Marajó, com praias lindas e uma paisagem realmente especial, além de uma inversão que proporciona invernos de tempo muito bom. Ou ainda, Brasília, com suas comunidades místicas localizadas em locais muito especiais.

Deve evitar lugares de cerimônia, visitas programadas, férias em família, excursões, viagens cujas datas de partida e chegada não podem ser alteradas. Jamais tirar férias em locais onde nada de irresistivelmente novo pode acontecer. Deve ir de carona, de moto, alugar um trayler… Visitar cidades que possuam observatórios astronômicos também podem fascinar o aquariano, assim como travar “contatos imediatos” com seres extraterrestres! Que tal embarcar numa espaçonave em direção a um planeta distante?!​

Amigos

 

O mais livre, o mais desapegado, o mais independente dos signos do zodíaco. É conhecido como o signo da amizade porque este é o tipo de relação que mais se encaixa no seu modo de conceber a vida. Sua postura let it be (“viva e deixe viver”) faz com que aceite todos os tipos de pessoas, sem preconceitos ou discriminações. Norteia-se pelo princípio da igualdade de direitos e é um verdadeiro adorador da liberdade. Detesta qualquer tipo de controle ou exigência. Compromissos, hora marcada, antecedência, definitivamente não lhe agradam. Precisa sentir-se sempre aberto para o que pintar.​

Dotado de grande criatividade e rapidez de raciocínio, prefere situações de improviso que lhe permitam inovar. Lida com a amizade sem “contrato de exclusividade” e geralmente é amigo de “todos” e não deste ou daquele indíviduo especificamente. Vincula-se ao “grupo” com o qual compartilha idéias e interesses. Normalmente é o responsável por trazer novos elementos, novas sugestões, costuma ser o mensageiro das novidades. E sempre faz parte de mais de um grupo ao mesmo tempo.

Desapegado, tem um espírito iminentemente comunitário e costuma distribuir o que possui entre os amigos. O problema nas amizades com Aquário é sua total imprevisibilidade. Costuma ter uns “cinco minutos” que faz com que, de repente, ele não esteja mais ali! Foi embora ou tornou-se totalmente alheio e indiferente porque ficou entediado com a festa, com a conversa ou com a relação.

​Aquário dá a maior força
Para que seus amigos ousem, vivam experiências inusitadas, sejam autênticos, quebrem a rotina, tenham atitudes imprevistas, mudem as coias na vida, se renovem, se livrem das situações ou pessoas que os aprisionam. Incentiva seus amigos a buscarem novas saídas para antigos problemas, a quebrarem os padrões, a não terem preconceitos, a desenvolverem sua capacidade de improvisação, e a manterem o distanciamento das situações para poder analisá-las com mais clareza. Assim, tende a beneficiar o desapego e espírito de liberdade e a amenizar as amarras, os “grilhões” e as limitações (muitas vezes auto-impostas) dos seus amigos.

 

Decoração

 

Os aquarianos têm uma necessidade vital de espaço. Detestam ambientes entulhados e portas com entradas e saídas obstruídas. Precisam da sensação de amplitude – como o ar – e de poder circular com facilidade. Precisam de arejamento! Ideal para eles são ambientes grandes, pés direito altos, janelas amplas e com vista, de preferência panorâmica, que lhes dê a sensação de liberdade. Por isso, podem gostar de morar em andares altos. É melhor para eles um único espaço grande do que vários cômodos pequenos. Apreciam uma linha de decoração mais vazia e simples. Estilo clean. Poucos objetos e poucos móveis. O que a maior parte de nós chamaria de aconchegante, para eles, é claustrofóbico. É indispensável que os espaços estejam livres e desimpedidos.​

Como são muito inquietos, e têm dificuldade de relaxar e desligar, é melhor viverem num ambiente doméstico ou de trabalho que ofereça pouco estímulo visual e auditivo. Ou seja, precisam de silêncio, cores neutras e poucos cacarecos, pela frente. Tudo deve ser de fácil acesso. São criativos, ousados e podem fazer combinações inusitadas e quebrando completamente com o tradicional. Vão buscar um estilo sempre muito peculiar – fora dos padrões ditados pela moda. Podem adquirir peças kitch, que fora da mão deles seriam consideradas de mal gosto. Podem optar por materiais sintéticos, que dão uma aparência “fake” por pura irreverência. Mas também gostam bastante de materiais metálicos, aço escovado ou inox que podem ser encontrados em suas geladeiras e fogões. Tudo com um estilo high tech, linhas arrojadas e design futurista.

Adoram a casa de estilo “inteligente” – controle remoto para o ar condicionado, som , tv e luzes. Os tons metálicos serão seus preferidos, principalmente o azul acinzentado.


Como enjoam muito facilmente das coisas, é melhor que elas não sejam muito caras para que possam ser trocadas de tempos em tempos. Apreciam as novidades, portanto os últimos lançamentos do mercado costumam estar presentes em sua casa. Como desprezam o óbvio, o básico e o tradicional, gostam de subverter a ordem e de ver as coisas sob outra ótica. Assim, podem usar uma colcha como cortina, uma chaleira como vaso de planta. E um tapete persa ou quadro valioso pode ser encontrado, por exemplo, na copa ou no banheiro. Não têm apego pelas coisas, de modo que as substituem facilmente, dando à casa sempre uma cara nova.​

Presente ideal

 

Independentes, livres, autênticos, ousados, mentais, racionais, desapegados, indiferentes, surpreendentes, elétricos, originais, irreverentes. O signo do desapego realmente tem um modo muito solto de lidar com os presentes.​

Não se incomode se o presente que você lhe deu desaparecer depois de algum tempo… deve estar por lá, em algum lugar e ele vai usar de vez em quando. Isso não significa que não tenha gostado, é que os aquarianos são assim mesmo, não costumam se apegar muito às coisas.

De qualquer modo, procure escolher sempre algo diferente, inusitado, fora de padrão. A originalidade é um fator fundamental em um presente para este signo. Sua mente rápida, sua grande capacidade de raciocínio abstrato, faz com que sejam fãs dos computadores e da tecnologia. Aquário é acima de tudo um signo mental.


Outra característica aquariana é o horror ao compromisso… por isso deixe para resolver na hora o que vão fazer, não tente combinar com antecedência.
​​

​Sugestões de presentes que têm o clima deles:​

  • Computadores o hardware e o software e tudo associado a isso mouse pads meio “maluquetes” , novos modelos de mouses e acessórios

  • Notebook

  • Câmeras digitais

  • Assinatura de revistas de informática

  • Camisetas com estampas interessantes e originais

  • Vídeo games, jogos de computador, game boys

  • Ficção cientifica livros, dvd’s… qualquer coisa sobre o assunto

  • Qualquer objeto com um design arrojado

  • Um cactus ou planta exótica

  • Roupas indianas e modelitos hippie ou década de 70

  • Botas, tênis e sapatos diferentes, coloridos ou meio grandões do tipo que salta aos olhos

  • Surrealismo qualquer coisa relacionada ao tema gravuras, livros (o livro do Salvador Dali, “O

  • Diário de um Gênio”, uma espécie de autobiografia cheia de comentários interessantíssimos, é uma boa idéia)