Fases da Lua
Calendário Mensal da Lua em 2021
Lua Nova
A fase da Lua Nova ocorre quando o Sol e a Lua estão em conjunção, isto é, no mesmo signo, em graus exatos ou muito próximos. A luz refletida da Lua é menor do que em qualquer outra fase do seu ciclo. A atração gravitacional da Lua sobre a Terra é a mais forte, e pode ser apenas comparada com a fase da Lua Cheia.
Neste momento, a Lua nasce e se põe junto com o Sol e, ofuscada pela proximidade deste, fica invisível. Considera-se este como um período de ponto de partida, já que o Sol e a Lua estão unidos no mesmo grau. Novos começos, projetos e ideias estão em plena germinação.
Um alívio ou liberação das pressões do mês anterior nos dá a sensação de estarmos quites com o que passou e disponíveis para começar algo novo em folha. Não vamos trazer nada da fase anterior para este momento — o que era importante e nos envolvia perdeu a força. Estamos aliviados e descarregados. Qualquer direção pode nos atrair.
Todos os resíduos e expectativas do mês anterior já devem ter sido zerados, para que possamos… Mudar de assunto. Como se estivéssemos inaugurando uma agenda nova. Devemos introduzir um assunto, uma pauta, uma ideia nova em nossas vidas, e muitas coisas vão ser geradas a partir daí. Todas as possibilidades estão presentes.
Qualquer coisa que fizermos nessa época, até mesmo uma palavra ou um pensamento, terá muito mais chance de se concretizar-se. Pelo menos uma intenção deve ser colocada. Qualquer coisa deve ser plantada aqui: a semente de um projeto, de um romance, de uma ideia e ou de uma planta. Nem tudo vai dar resultado, mas estamos plantando no período mais fértil possível.
Nunca podemos saber, de antemão, onde novos começos vão nos levar, mas os primeiros passos devem ser dados aqui. O instinto está muito aguçado e o estado de alerta idem, e funcionam como um guia. A vida está se expressando na sua forma mais básica. A consciência das coisas não está muito clara e só o impulso nos orienta.
A ação ainda é muito espontânea. Não temos nem plano, nem estratégia. Só o vigor do começo.
Lidar com qualquer coisa que diga respeito a nós mesmos e não aos outros — que dependa só de nossa própria intenção e empenho e que possamos fazer por conta própria — terá mais chance.
Relacionamentos começados aqui podem ser estimulantes e muito espontâneos, mas não duradouros. Isso porque as relações neste momento são baseadas nas expectativas pessoais e não na observação de quem é o outro, ou do que a realidade pode de fato oferecer.
Ainda dentro do estilo “tudo-depende-da-motivação-pessoal”, empregos, atividades e tarefas que oferecem maior autonomia, que possam ser realizados com um maior índice de liberdade, são os mais vantajosos nessa fase.
BOM PARA:
-
Comprar casa, adquirir imóvel para investimento;
-
Fertilidade em alta: concepção, fertilização, gestação;
-
Comprar legumes, verduras e frutas maduros somente para consumo imediato (acelera a deterioração);
-
Comprar flores desabrochadas somente para consumo imediato (diminui a durabilidade);
-
Comprar legumes, verduras e frutas verdes e flores em botão (acelera amadurecimento);
-
Criar;
-
Relacionamentos passageiros e que servem mais para afirmação do ego;
-
Ganhar peso;
-
Cortar o cabelo para acelerar crescimento;
-
Introduzir um elemento novo em qualquer esquema;
-
Viagem de lazer;
-
Fazer poupança;
-
Cobrar débitos;
-
Começar cursos;
-
Iniciar um novo trabalho;
-
Trabalhos autônomos, os que dependem de iniciativa pessoal e de pouca colaboração;
-
Contratar empregados que precisam ter iniciativa própria;
-
Começar uma construção ou uma obra;
-
Consertar carro;
-
Cirurgia — cinco dias antes e cinco dias depois.
-
DESACONSELHÁVEL:
-
Cirurgia: no dia exato da Lua Nova;
-
Exames, check-ups e diagnósticos, pois falta clareza.
Lua Crescente
Ocorre quando o Sol e a Lua estão em signos que se encontram a 90 graus de distância entre si — uma quadratura — o que representa desarmonia de qualidades. A luz refletida da Lua é progressivamente maior. Agora, metade da Lua pode ser vista no céu. Ela é visível ao meio-dia e desaparece à meia-noite.
É um aspecto de crise e resistência. O que quer que estejamos pretendendo passará por um teste e precisará ser defendido, sustentado e direcionado com firmeza. Isso significa fazer opções, manter o curso das atividades e comprometer-se.
Não é hora de fugir, desistir, duvidar. Temos de aumentar nossa resistência contra as resistências encontradas. As coisas estão bem mais visíveis. É o primeiro estágio de desenvolvimento dos nossos desejos e objetivos.
Tudo está muito vulnerável, pois há uma luta entre o que era apenas um projeto e o que pode de fato tomar forma. Nem todas as promessas são cumpridas e nem todos os anseios são concretizados, assim como nem todas as sementes vingam.
É um período muito movimentado onde as coisas se aceleram, mas os resultados não estão garantidos, estão lutando para se impor. Os obstáculos devem ser enfrentados e ainda há tempo para qualquer mudança necessária se o crescimento estiver impedido.
O padrão que predominar na Lua Crescente é o que vai progredir durante todo o ciclo lunar, seja o de crescimento do sucesso ou de crescimento dos obstáculos.
É bom abandonarmos completamente os planos que não estão desabrochando e nos concentrarmos nas sementes que estejam crescendo. Tudo está mais claro, delineado e definido. Temos mais certeza do que queremos, conhecemos melhor a possibilidade de realização do que pretendemos e também os problemas e as resistências à concretização de nossos objetivos.
Tanto as chances quanto os obstáculos se apresentaram.
O que ou quem quer que tenha que resistir aos nossos intentos vai aparecer e a hora é de enfrentar ou negociar. As chances estão empatadas. A natureza de todas as coisas está lutando para vencer — até as adversidades.
Em vez de enfrentar cegamente os nossos obstáculos, pois, com isso, perderemos o fôlego, devemos reconhecer os limites e usar nossos recursos e nossas competências. Aliás, esta é a natureza das quadraturas.
Não estamos mais por conta própria ou dependendo apenas de nosso empenho pessoal. Temos que trocar com os outros e com as circunstâncias externas.
É hora de concentrar e focar os esforços. Nada de atirar em todas as direções. Por exemplo: não quebrar o ritmo, não interromper uma dieta, ou um programa de exercícios, não faltar a um compromisso, não se omitir ou se afastar de um relacionamento.
A hora é de comparecer e marcar presença. Uma ausência pode, literalmente, nos tirar do jogo.
Não ser reticente e não permitir que sejam conosco. É a melhor tática.
Devemos fazer uma proposta, tomar uma atitude, sustentar uma opinião ou, ainda, mudá-las se não estivermos encontrando eco. Também devemos mudar a tática de luta, se sentirmos que perdemos força ou o alvo se distanciou.
Esta é a fase que pede mais desinibição, encorajamento e comunicação. Sair da sombra, do silêncio e da letargia é o que vai nos fazer dar voz e formas às coisas. Devemos insistir no que está ganhando força e aproveitar o crescimento da onda.
BOM PARA:
-
Cortar o cabelo para crescimento rápido — em compensação, o fio cresce mais fino;
-
Cortar o cabelo para acelerar o crescimento quando se quer alterar o corte anterior, eliminar a tintura ou o permanente;
-
Tratamento de beleza;
-
Ganhar peso ou aumentar o peso de qualquer coisa;
-
Fazer poupança e investimentos;
-
Comprar imóvel para investimento;
-
Cobrar débitos;
-
Viagem de lazer;
-
Começar cursos;
-
Iniciar novos trabalhos;
-
Trabalhos de venda, contratar empregados para área de vendas;
-
Acordos e parcerias;
-
Romances iniciados nesta fase são mais duradouros e satisfatórios;
-
Atividades físicas que consomem muita energia e vigor;
-
Lançamentos;
-
Noites de autógrafos, exposições e vernissage;
-
Favorece mais quem empresta do que quem pega emprestado;
-
Presença de público;
-
Assinar contratos, papéis importantes e acordos;
-
Novos empreendimentos;
-
Comprar legumes, verduras e frutas maduros somente para consumo imediato (acelera a deterioração);
-
Comprar flores desabrochadas somente para consumo imediato (diminui a durabilidade);
-
Comprar legumes, verduras e frutas verdes e flores em botão (acelera o amadurecimento);
-
Plantio de cereais, frutas e flores;
-
Transplantes e enxertos;
-
Crescimento da parte aérea das plantas e vegetação.
DESACONSELHÁVEL:
-
Dietas de emagrecimento (é mais difícil perder peso);
-
Propósitos e planos com pouca praticidade ou imaturos
Lua Cheia
Ocorre quando o Sol e a Lua estão em signos opostos, ou seja, se encontram a 180° graus de distância, formando uma oposição. A luz refletida da Lua atinge o seu ponto máximo. Agora o círculo lunar é inteiramente visível durante toda a noite. O Sol se põe a oeste e a Lua nasce na direção oposta no leste.
A atração gravitacional do Sol e da Lua sobre a Terra é a mais forte, equivalente apenas à da Lua Nova. Só que aqui essas forças operam em direções opostas sobre a Terra. Esse é um aspecto de polarização, culminância, mas também de complementaridade dos opostos. A Lua Cheia é um transbordamento.
Se os obstáculos surgidos na fase da Lua Crescente foram enfrentados e todas as etapas próprias do processo de crescimento foram cumpridas a tempo, no período anterior, então a Lua Cheia trará realização e culminância. Caso contrário, experimentaremos frustração, conflito e muita ansiedade.
A Lua Cheia revela o máximo de qualquer situação. O sucesso ou o fracasso dos nossos esforços será revelado à plena luz da Lua Cheia. O humor das pessoas está completamente alterado nesta fase. O magnetismo da Lua Cheia influencia os níveis de água no nosso corpo e em todo o planeta, elevando-os.
Todos os frutos deveriam estar agora plenamente fertilizados e prontos para colheita. A luz não vai crescer para além desse ponto. Não se pode brilhar mais do que isso e nenhum projeto vai desabrochar para além desse nível.Tudo chegou ao seu clímax e à sua energia máxima.
Se não estivermos preenchidos e satisfeitos, a reação de descontentamento se intensificará.
Toda iluminação que vinha crescendo e todo o campo magnético que vinha se ampliando devem ser canalizados para algo; caso contrário, a ansiedade e agitação crescerão desproporcionalmente.
As sensações e as emoções estão muito aguçadas. Pode-se esperar mudança de tempo e marés altas devido ao aumento de força gravitacional. E também um sensível aumento do número de partos. É comum ocorrer antecipação dos nascimentos devido ao aumento de volume de água no organismo.
O que quer que tenha que ser atraído energicamente o será aqui. Ocorre um aumento de preocupação com os relacionamentos, pode-se mesmo ficar obsessivo com alguma relação em particular.
Em nenhuma outra fase os relacionamentos terão igual importância. Problemas nas relações existentes, ou mesmo a falta de um relacionamento, podem nos afetar mais do que o normal. Encontros iniciados nessa fase exigem o máximo de negociação e colaboração dos parceiros, pois é uma fase que mostra muito explicitamente as diferenças.
Viveremos nessa fase as consequências internas e externas das ações iniciadas na Lua Nova.
Se fomos bem-sucedidos nessa fase, as experiências começam a ser usadas, ampliadas, partilhadas e assimiladas.
Se o que tentamos até agora não teve forças para vingar, ou se faltou empenho para lutar pelo que desejávamos, é hora de abandonar as expectativas e voltar a tentar apenas na fase da Lua Crescente do próximo mês. Um clima de anticlímax pode nos invadir. As reações emocionais são mais intensas do que o normal e um sentimento de perturbação e excitação invade a alma.
É muito mais difícil manter o equilíbrio.
LUA DISSEMINADORA
É assim chamada a segunda fase da Lua Cheia, que ocorre 45º após o seu início (o que equivale a aproximadamente cinco dias depois da entrada da Lua Cheia) e permanece até o início da Lua Minguante.
Aqui é aconselhável espalhar, disseminar, desconcentrar. É favorável dispersar energia, porque os problemas também se dispersarão, mas ao mesmo tempo isso indica espalhar os recursos, partilhá-los, pensar nos outros, porque os retornos podem desdobrar-se e multiplicar-se.
Os relacionamentos criados nesta fase são bastante resistentes, mas atraem pessoas que gostam de impor seu ponto de vista a todo custo. Acabam gerando relações nas quais um dos parceiros termina cedendo e se submetendo à firme vontade do outro.
BOM PARA:
-
Cortar o cabelo para crescer mais cheio com fio mais forte (volume);
-
Hidratação e nutrição da pele (os poros mais dilatados absorvem melhor os nutrientes);
-
Encontros sexuais;
-
Encantamento e magnetismo;
-
Grande presença de público;
-
Atividades de muito público realizadas num ambiente externo;
-
Aumento de frequência em bares, restaurantes etc. (as pessoas saem mais, tudo fica cheio);
-
Atividades de comércio;
-
Apresentações, shows, exposições, espetáculos, lançamentos e noites de autógrafos;
-
Acelerar o amadurecimento de frutas e legumes;
-
Desabrochar os botões das flores;
-
Colheita de plantas curativas;
-
Colheita de frutos mais suculentos;
-
Pesca.
DESACONSELHÁVEL:
-
Cirurgia (aumenta o risco de hemorragia, inflamação, edemas e hematomas);
-
Dietas para emagrecimento (há maior retenção de líquido);
-
Depilação e tinturas de cabelo (crescimento acelerado dos pelos);
-
Capinar e aparar grama (crescimento acelerado do capim);
-
Legumes e frutas já maduros (acelera a deterioração);
-
Comprar flores (diminui a durabilidade);
-
Sono (predisposição para alteração do sono e insônia);
-
Cerimônias de casamento (excesso de vulnerabilidade, excitação e predisposição à discórdia);
-
Pegar estrada (predispõe a aumento de acidentes);
-
Sair de carro (caos e congestionamento no trânsito).
Lua Minguante
A luz refletida da Lua começa progressivamente a diminuir. Na primeira fase da Lua Minguante, ela ainda é bastante visível, mas, aos poucos, vai extinguindo seu brilho. É a fase de menor força de atração gravitacional da Lua sobre a Terra, é o mais baixo nível de volume de água no organismo e no planeta. O período sugere mais recolhimento e interiorização.
Devemos olhar para dentro e examinar como nos sentimos em relação às vitórias ou insucessos da Lua Cheia. Os resultados do ciclo inteiro devem ser revistos, avaliados e resumidos agora. Devemos nos ajustar às circunstâncias que prevaleceram. É uma energia de síntese. É tempo de conciliar as coisas e terminá-las para não começar um novo ciclo com pendências.
Não é aconselhável nenhuma resistência, muito pelo contrário, a fase é de aceitação e adaptação, como se a Lua estivesse perdendo fôlego e luz. Não devemos desgastar as situações para que elas possam ser retomadas à frente.
O que não aconteceu até agora não terá mais forças para acontecer. Não temos a menor condição para uma reviravolta. Em compensação, conflitos e crises perdem igualmente força e podem apaziguar-se e até desaparecer por completo ou perder totalmente o impacto sobre nós.
Temos mais facilidade para largar as coisas, pois estamos menos afetados por elas. As possibilidades ficaram totalmente esclarecidas na Lua Cheia, agora sabemos o que fazer com elas.
A questão aqui é se estamos contentes com o resultado final de nossas tentativas. Se não estivermos, temos que nos ajustar à realidade. Mudar dentro — para melhorar fora.
É comum nos sentirmos desorientados nessa fase. As pessoas que não têm o hábito da introspecção e da autoanálise podem reagir negativamente a esta fase e sofrer um pouco de depressão.
As tentativas feitas na vida profissional não são muito bem-sucedidas. É melhor insistir nas atividades que já estejam em curso e que se realizem num clima de recolhimento.
Nas pessoas mais interiorizadas, só os relacionamentos mais íntimos e profundos encontram eco. Geralmente, nesta fase, formam-se relações onde um dos parceiros precisa da ajuda e conforto do outro. Não é recomendável divulgação, lançamento de produtos ou promulgação de leis. Eles podem passar despercebidos.
LUA BALSÂMICA
É assim chamado o último estágio da Lua Minguante (que ocorre nos últimos quatro dias desta fase). Este é um tempo de retração, restauração, cura e rejuvenescimento. O termo balsâmico quer dizer elemento ou agente que cura, suaviza e restaura.
É hora de largar a atração magnética que a Lua exerce sobre nós e nos deixarmos conduzir no vazio, na sombra. Por incrível que pareça, ficar à deriva trará os melhores resultados. Também devemos procurar fazer as coisas por elas mesmas, sem nenhum outro propósito, além de simplesmente fazê-las.
Uma energia sutil, mais suave, é filtrada, e a cura pode acontecer. A energia psíquica está no máximo e é a intuição que nos guia. Devemos aceitar as coisas com os resultados que se apresentarem. Tudo está na sua forma final e não vai passar disso. Colhemos o que semeamos.
É tempo de retroceder, levantar acampamento, limpar o terreno, descansar e principalmente armazenar forças, para a próxima fase que em breve se inicia.
Não se começa coisa alguma, ao contrário: resolvem-se todas as pendências, senão vão perdurar pelo mês seguinte. Nesses últimos quatro dias da Lua Minguante, um clima propício à reflexão nos invade naturalmente.
As pessoas estão mais maleáveis e dispostas a fazer adaptações e conciliações. Não é um período brilhante para entrevistas de trabalho, pois falta clareza e objetividade na expressão e definição do que se pretende realizar. Nos relacionamentos, este é um momento de mais aceitação entre os parceiros.
BOM PARA:
-
Dietas de emagrecimento (intensivas para perder peso rápido);
-
Dietas de desintoxicação;
-
Processos diuréticos e de eliminação;
-
Cortar o cabelo para conservar o corte;
-
Cortar o cabelo para aumentar o volume (fios mais grossos, pois o crescimento é lento);
-
Tintura de cabelo;
-
Depilação (retarda o crescimento dos pelos);
-
Limpeza de pele;
-
Tratamento para rejuvenescimento;
-
Cirurgias;
-
Cicatrização mais rápida;
-
Tratamentos dentários;
-
Cortar hábitos, vícios e condicionamentos;
-
Encerrar relacionamentos;
-
Dispensar serviços e funcionários;
-
Arrumar a casa;
-
Jogar coisas fora;
-
Conserto de roupas;
-
Limpeza de papéis;
-
Pintar paredes e madeira (absorção e adesão da tinta são melhores);
-
Dedetização;
-
Combater todos os tipos de pragas;
-
Colher frutos (os que não forem colhidos até aqui vão encruar);
-
Comprar frutas, legumes e verduras maduros (retarda a deteriorização). Cuidado para não comprá-los já secos;
-
Comprar flores desabrochadas (retarda a deteriorização). Cuidado para não comprá-las já secas;
-
Poda;
-
tudo que cresce debaixo da terra;
-
Plantio de hortaliças;
-
Corte de madeira;
-
Adubagem;
-
Desumidificação, secagem e desidratação;
-
Capinar e aparar a grama;
-
Balanço financeiro do mês;
-
Corte de despesas;
-
Pegar empréstimo;
-
Terminar todas as pendências;
-
Romances começados nesta fase transformam as pessoas envolvidas;
-
Finalizar relacionamentos;
-
Quitar pagamentos;
-
Fazer conservas de frutas e legumes;
-
Cultivo de ervas medicinais;
-
Retardar o crescimento.
DESACONSELHÁVEL:
-
Inseminação, fertilização, concepção e gestação;
-
Atividades de público (a mais baixa frequência de público);
-
Divulgação;
-
Poupança e investimentos;
-
Abrir negócios;
-
Lançamentos;
-
Vernissage, noite de autógrafos, exibições, estreias, exposições, inaugurações;
-
Conservação de frutas, verduras, legumes e flores;
-
Comprar frutas, legumes e verduras verdes (ressecam antes de amadurecer);
-
Comprar flores em broto (ressecam antes de desabrochar);
-
Começar qualquer coisa (é uma energia de fim).