sol nos signos 2020

Entrada do Sol nos Signos

Início > Céu em Movimento > Entrada do Sol nos signos

Equinócio

 

Quando o Sol entrar no grau zero do Signo de Áries, no dia 20 de março às 12h33min14seg, se iniciará a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul.

Quando o Sol entrar no grau zero do Signo de Áries, no dia 20 de março às 12h33min14seg, se iniciará a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul.

A palavra Equinócio quer dizer noites iguais e distribui a mesma duração de horas entre os períodos da noite e do dia. Isso sugere uma volta de equilíbrio entre claro e escuro, sem predominância de nenhuma das partes do ciclo da luz.

A chegada dessas estações, tradicionalmente, sempre foi celebrada com inúmeros rituais que homenageavam e agradeciam o reequilíbrio das forças do dia e da noite.

Solstício

O início do verão será marcado pela entrada do Sol a zero grau do Signo de Câncer, em 21 de junho às 06h13min40seg para o Hemisfério Norte.

Esta mesma posição solar corresponderá, no Hemisfério Sul, à chegada do inverno. Quando o Sol passar pelo zero grau do Signo de Capricórnio em 21 de dezembro, às 18h48min02seg, abrirá a estação do inverno no Hemisfério Norte, e do verão do Hemisfério Sul. O Solstício é o nome que se dá à entrada dessas duas estações.

Durante o Solstício de verão, os dias são mais longos do que as noites e há uma predominância de luz na alternância claro-escuro dos ciclos da natureza. A chegada do Solstício de verão era comemorada com muita alegria e renovação de vida. Muitos festivais e rituais foram criados para celebrar o retorno da luz.

O Solstício do inverno corresponde a dias mais curtos e a noites mais longas, com visível predomínio do escuro, na alternância claro-escuro dos ciclos da natureza. Em lugares onde o inverno é rigoroso e em épocas em que se contava apenas com a luz do Sol, pode-se imaginar o impacto da chegada do Solstício, levando e trazendo a luz.

 

Calendário de Entrada do Sol nos Signos em 2022

planilha 2022.PNG